CONFECÇÃO DO BILBOQUÊ
Inicialmente em sala foi conversado sobre o Meio Ambiente, abordado o tema Reciclagem e explicado que para preservarmos o Meio Ambiente podemos reciclar diversos materiais, como: garrafas, tampinhas, latinhas, entre outros… Foi sugerido a construção de bilboquê, onde os alunos trouxeram garrafas pet de casa, e sempre falando sobre preservação do Meio Ambiente com a participação da família em reciclar. Foi explicado também sobre a origem desse brinquedo, o “Bilboquê”, conhecido em certas partes do Brasil como Biloquê, que é um brinquedo antigo, e que era utilizado pelos indígenas aqui no Brasil.
Os alunos confeccionaram, na escola, com a ajuda da tia Thainara (bióloga), o qual consiste em duas peças: uma garrafa pet com a tampinha e presos um ao outro por um cordão (barbante). O bilboquê é um brinquedo que auxilia no desenvolvimento da motricidade, noção espacial e lateralidade, além de aprimorar a capacidade de percepção e reflexo.
O jogador deve lançar a tampinha para o alto e tentar encaixá-la dentro do funil. Foram usados adesivos para enfeitar, com o objetivo de estimular na criança o desenvolvimento dos aspectos sociais, dentre eles a criatividade, autonomia e a socialização, elementos essenciais para um bom convívio em sociedade. É através do brincar que a criança forma conceitos, seleciona ideias, percepções e se socializa cada vez mais. O brincar é uma atividade que auxilia na formação, socialização, desenvolvendo habilidades psicomotoras, sociais, físicas, afetivas, cognitivas e emocionais. Ao final eles brincaram com o brinquedo. Os educandos gostaram bastante e levaram para casa, para brincar com seus familiares e amigos.