Conexão com a Preservação do meio Ambiente e Educação para o trânsito
A educação ambiental na sala de aula é uma vertente da educação voltada para a conscientização ambiental, proporcionando um processo de alfabetização ecológica. A Educação Ambiental pode ser abordada de diferentes formas na sala de aula.
Um bom exemplo são as aulas de educação ambiental por meio das histórias em quadrinhos, pois a leitura torna-se fascinante com as ações dos personagens. Colocar em prática a aprendizagem através da alfabetização ecológica é de extrema importância no processo de conscientização ambiental. As histórias em quadrinhos para a educação no trânsito, também é um excelente recurso para a conscientização da criança em relação aos perigos que o trânsito nos oferece, mas podem ser evitados com o foco contra a distração.
Em se tratando de temas transversais, é importante chamar atenção dos alunos para o quanto a preservação do meio ambiente é fundamental para manter a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele. Junto a esse tema o foco contra a distração no trânsito também visa estimular no aluno hábitos e comportamentos seguros no trânsito, criando nele valores como companheirismos, cooperação, tolerância, comprometimento e solidariedade. Esses valores deverão fazer parte da aprendizagem por meio dos dois temas transversais supra citados.
Serão discutidas questões relacionadas à preservação do meio ambiente e os perigos da distração no trânsito. Ao fim das atividades os alunos deverão realizar uma pesquisa sobre desmatamento e suas consequências, e também pesquisar sobre o índice de maior causa de mortes no trânsito brasileiro.
Objetivos
- Conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente;
- Compreender as consequências da poluição nos Rios e de outras interferências dos seres humanos no meio ambiente;
- Compreender a importância do lixo seletivo para a reciclagem.
- Conhecer as formas, cores e os significados das placas mais utilizadas no trânsito, da faixa de pedestres e demais componentes das vias públicas;
- Desenvolver pesquisa, ampliando o conhecimento sobre a preservação do meio ambiente e como evitar os perigos do trânsito.
Tema: Meio ambiente – Pense, Repense, Aja, Reaja.
1 _ Leitura silenciosa dos alunos
2 – Peça aos alunos que observem as personagens da turminha da floresta com atenção. Abra espaço para que compartilhem suas respostas e discutam com os colegas o motivo de esses personagens fazerem parte da história em quadrinhos.
3 – Peça aos alunos que leiam os nomes das personagens na contracapa nº 3. Em seguida registre no caderno cada espécie animal e associada a ela, o nome da personagem.
4 – Os alunos deverão pesquisar, no computador da escola, se há extinção dessas espécies e o provável motivo.
5 – Os balões são usados nas histórias em quadrinhos para representar a fala das personagens e seus pensamentos. Além disso, o formato do balão pode esclarecer detalhes não expostos através das palavras e reforçar a intensidade e o significado da fala.
De acordo com as informações acima, desenhe no caderno o balão que representa o grito da história em quadrinhos.
6) Ao falar ou escrever contos ou mesmo histórias em quadrinhos, é comum o uso de palavras como, ontem, depois, algum tempo depois, instantes depois, no dia seguinte etc. para marcar a passagem do tempo. Essas palavras ou expressões são chamadas de marcadores temporais.
- Qual a importância dessas expressões para a história?
- Sublinhe no texto exemplos de marcadores temporais.
7) A ação do homem contribuiu para a poluição na floresta. De acordo com a fala dos personagens, que atitude o homem não teve para evitar esse desastre ecológico?
8) Quais consequências o animal pode sofrer com a poluição do meio ambiente?
9) Além dos animais o homem também pode sofrer consequências com a poluição.
Releia (página18)
No diálogo entre os personagens é demonstrado possíveis consequências da poluição do meio ambiente para o homem. Aponte algumas delas.
10) Qual foi o fenômeno da natureza que provocou a poluição dos rios na história em quadrinhos em consequência da ação do homem? Explique.
11) Explique como foi o desfecho da história.
- Qual foi a solução encontrada?
12) De acordo com o contexto da história o que significa:
“Pense, Repense, Aja, Reaja.”
13) Do diálogo à narrativa.
Com a orientação do professor, redija uma breve narrativa relatando os fatos ocorridos na história.
14) Qual é a mensagem apreendida?
Tema: Educação para o trânsito – Foco Contra a Distração
1 _ Leitura silenciosa dos alunos
2 – Registre em seu caderno o nome dos personagens da “Turminha pé na estrada” e as características de cada um. (Contracapa)
3 – Onde se inicia a história?
4 – Qual foi o primeiro conflito vivenciado pelos personagens?
5 – O que difere os personagens retratados na história sobre o meio ambiente e os personagens retratados na história sobre o trânsito. Por quê?
6 – Transcreva da história trechos que retratam a voz do narrador.
7 – Que objeto é comum nas duas histórias? E o que ele representa?
8 – No início da história um dos personagens faz um relato importante sobre o desrespeito dos motoristas no trânsito. Transcreva a fala do personagem e explique como foi a reação das crianças.
9 – E você ficou surpreso? Que consequências graves essas ações poderiam nos causar?
10 – Pesquise, no computador da escola, as principais causas de acidentes de transito no país.
11 – Que atitudes dos motoristas deixaram Laís e Téo indignados no portão do estádio?
12 – Dê sua opinião em relação à atitude desses motoristas.
13 – Enquanto a bola circulava como objeto voador, o que as personagens observavam nas atitudes dos condutores e pedestres? Faça um breve relato.
14 – Releia. (Página 6)
O uso do celular ao dirigir, foi citado como uma ação intolerável na fala de Téo. Como as famílias e as campanhas publicitárias poderiam contribuir para diminuir essa prática
15 – Mesmo que a faixa de pedestre seja considerada um lugar seguro para atravessar a rua, que cuidados, ainda, você deverá ter?
16 – Do diálogo à narrativa.
Com a orientação do professor, redija uma breve narrativa relatando os fatos ocorridos na história.
17 – Qual é a mensagem apreendida?
18 – Algumas informações poderão ajudar você a compreender melhor atitudes favoráveis em relação ao trânsito. Reúna um grupo de 4 integrantes, escolha um profissional da escola que tenha o hábito de dirigir e faça entrevistas relacionadas ao tema. (Anexa)