Preaload Image

Conexão com a Preservação do meio Ambiente e Educação para o trânsito

A educação ambiental na sala de aula é uma vertente da educação voltada para a conscientização ambiental, proporcionando um processo de alfabetização ecológica. A Educação Ambiental pode ser abordada de diferentes formas na sala de aula.

 

Um bom exemplo são as aulas de educação ambiental por meio das histórias em quadrinhos, pois a leitura torna-se fascinante com as ações dos personagens. Colocar em prática a aprendizagem através da alfabetização ecológica é de extrema importância no processo de conscientização ambiental. As histórias em quadrinhos para a educação no trânsito, também é um excelente recurso para a conscientização da criança em relação aos perigos que o trânsito nos oferece, mas podem ser evitados com o foco contra a distração.

 

Em se tratando de temas transversais, é importante chamar atenção dos alunos para o quanto a preservação do meio ambiente é fundamental para manter a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele. Junto a esse tema o foco contra a distração no trânsito também visa estimular no aluno hábitos e comportamentos seguros no trânsito, criando nele valores como companheirismos, cooperação, tolerância, comprometimento e solidariedade. Esses valores deverão fazer parte da aprendizagem por meio dos dois temas transversais supra citados.

 

Serão discutidas questões relacionadas à preservação do meio ambiente e os perigos da distração no trânsito. Ao fim das atividades os alunos deverão realizar uma pesquisa sobre desmatamento e suas consequências, e também pesquisar sobre o índice de maior causa de mortes no trânsito brasileiro.

 

 

 

Objetivos

  • Conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente;

 

  • Compreender as consequências da poluição nos Rios e de outras interferências dos seres humanos no meio ambiente;

 

  • Compreender a importância do lixo seletivo para a reciclagem.

 

  • Conhecer as formas, cores e os significados das placas mais utilizadas no trânsito, da faixa de pedestres e demais componentes das vias públicas;
  • Desenvolver pesquisa, ampliando o conhecimento sobre a preservação do meio ambiente e como evitar os perigos do trânsito.

 

Tema: Meio ambiente – Pense, Repense, Aja, Reaja.

 

1 _ Leitura silenciosa dos alunos

 

2 – Peça aos alunos que observem as personagens da turminha da floresta com atenção. Abra espaço para que compartilhem suas respostas e discutam com os colegas o motivo de esses personagens fazerem parte da história em quadrinhos.

 

3 – Peça aos alunos que leiam os nomes das personagens na contracapa nº 3. Em seguida registre no caderno cada espécie animal e associada a ela, o nome da personagem.

 

4 – Os alunos deverão pesquisar, no computador da escola, se há extinção dessas espécies e o provável motivo.

 

5 – Os balões são usados nas histórias em quadrinhos para representar a fala das personagens e seus pensamentos. Além disso, o formato do balão pode esclarecer detalhes não expostos através das palavras e reforçar a intensidade e o significado da fala.

De acordo com as informações acima, desenhe no caderno o balão que representa o grito da história em quadrinhos.

 

6) Ao falar ou escrever contos ou mesmo histórias em quadrinhos, é comum o uso de palavras como, ontem, depois, algum tempo depois, instantes depois, no dia seguinte etc. para marcar a passagem do tempo. Essas palavras ou expressões são chamadas de marcadores temporais.

 

  1. Qual a importância dessas expressões para a história?
  2. Sublinhe no texto exemplos de marcadores temporais.

 

7) A ação do homem contribuiu para a poluição na floresta. De acordo com a fala dos personagens, que atitude o homem não teve para evitar esse desastre ecológico?

 

8) Quais consequências o animal pode sofrer com a poluição do meio ambiente?

 

9) Além dos animais o homem também pode sofrer consequências com a poluição.

Releia (página18)

 

No diálogo entre os personagens é demonstrado possíveis consequências da poluição do meio ambiente para o homem. Aponte algumas delas.

 

10) Qual foi o fenômeno da natureza que provocou a poluição dos rios na história em quadrinhos em consequência da ação do homem? Explique.

 

 

11) Explique como foi o desfecho da história.

  • Qual foi a solução encontrada?

 

12) De acordo com o contexto da história o que significa:

“Pense, Repense, Aja, Reaja.”

 

13) Do diálogo à narrativa.

Com a orientação do professor, redija uma breve narrativa relatando os fatos ocorridos na história.

 

14) Qual é a mensagem apreendida?

 

Tema: Educação para o trânsito – Foco Contra a Distração

 

1 _ Leitura silenciosa dos alunos

 

2 – Registre em seu caderno o nome dos personagens da “Turminha pé na estrada” e as características de cada um. (Contracapa)

 

3 – Onde se inicia a história?

 

4 – Qual foi  o primeiro conflito vivenciado pelos personagens?

 

5 – O que difere os personagens retratados na história sobre o meio ambiente e os personagens retratados na história sobre o trânsito. Por quê?

 

6 – Transcreva da história trechos que retratam a voz do narrador.

 

7 – Que objeto é comum nas duas histórias? E o que ele representa?

 

8 – No início da história um dos personagens faz um relato importante sobre o desrespeito dos motoristas no trânsito. Transcreva a fala do personagem e explique como foi a reação das crianças.

 

9 – E você ficou surpreso? Que consequências graves essas ações poderiam nos causar?

 

10 –  Pesquise, no computador da escola, as principais causas de acidentes de transito no país.

 

11 – Que atitudes dos motoristas deixaram Laís e Téo indignados no portão do estádio?

 

12 – Dê sua opinião em relação à atitude desses motoristas.

 

13 – Enquanto a bola circulava como objeto voador, o que as personagens observavam nas atitudes dos condutores e pedestres? Faça um breve relato.

 

14 – Releia. (Página 6)

 

 

O uso do celular ao dirigir, foi citado como uma ação intolerável na fala de Téo. Como as famílias e as campanhas publicitárias poderiam contribuir para diminuir essa prática

15 – Mesmo que a faixa de pedestre seja considerada um lugar seguro para atravessar a rua, que cuidados, ainda, você deverá ter?

 

 

16 –  Do diálogo à narrativa.

Com a orientação do professor, redija uma breve narrativa relatando os fatos ocorridos na história.

 

17 –  Qual é a mensagem apreendida?

 

18 – Algumas informações poderão ajudar você a compreender melhor atitudes favoráveis em relação ao trânsito. Reúna um grupo de 4 integrantes, escolha um profissional da escola que tenha o hábito de dirigir e faça entrevistas relacionadas ao tema.  (Anexa)