COLETA SELETIVA DO LIXO
Objetivos: Trabalhar com as crianças a questão da necessidade de se separar os diferentes tipos de lixo e como isso pode ser feito dentro de casa, conscientizando-os assim de que esta é uma forma de se preservar o meio – ambiente.
Recursos utilizados: Plaquinhas impressas por cor de tipo de lixo, colocadas em saquinhos plásticos; figuras impressas dos diferentes tipos de resíduos/lixos e todo material de descarte; lousa para colar os saquinhos representando as lixeiras; carteiras.
Desenvolvimento: Partimos de uma roda de conversas em que falamos sobre a maneira correta do lixo ser descartado e sobre o conceito da Coleta Seletiva então, apresentei os recursos feitos por mim: saquinhos com plaquinhas coloridas impressas e figuras que representavam cada tipo de lixo: verde-vidro, amarelo – metal, azul-papel, vermelho-plástico, marrom-orgânico; daí distribui aleatoriamente as figuras de cada lixo sobre as carteiras na frente da lousa, passado este primeiro momento chamei cada criança para que pegasse uma figura de lixo e a colocasse no saquinho de lixo correto classificando-o pelas cores; Assim, se alguma criança tinha dúvida de qual cor de lixeira colocar, durante a execução da atividade em si, todos podiam ajudar
Avaliação: As crianças entenderam muito bem toda a dinâmica da atividade e relataram que em casa também iriam praticar a coleta seletiva inclusive incentivando toda a família.