Preaload Image

Circuito Infantil de trânsito

A questão no trânsito é importante ser debatido pela sociedade, pois envolve vários agentes (ciclistas, pedestres, motoristas e motociclistas) todos nós devemos estar atentos e pacientes para construímos um trânsito mais seguro. Lembrando que em nosso município este tema é componente curricular, e nossa escola entende que é fundamental para a conscientização dos nossos alunos em relação ao trânsito, criando nelas valores como companheirismo, cooperação, tolerância, comprometimento e solidariedade.
Sendo assim a equipe pedagógica, a guarda municipal e os professores desenvolveram uma tarde com os alunos, onde participaram de um bate papo e vivenciaram situações no circuito de trânsito. Esse tipo de atividade com orientação da Guarda Municipal, além de explicar algumas regras de segurança no trânsito e conversar sobre elas, é interessante que a escola proponha situações nas quais os alunos possam experimentá-las. No caso do circuito, o foco principal do trabalho foi de orientar nossos alunos do papel que elas mais desempenham no trânsito: o de pedestres.
Nessa proposta pedagógica, é interessante fazer com que os alunos vivenciem essa situação com o corpo mais de uma vez, sendo Educação para o trânsito precisa ser um trabalho constante. Os carrinhos de papelão foram montados com materiais recicláveis com ajuda os alunos, foi elaborado um circuito para que nossos alunos pudessem entender o trânsito. As crianças da Educação Infantil, aprenderam sobre as sinalizações, deveres e direitos dos motoristas e pedestres.
As atividades foram totalmente lúdicas e tiveram o objetivo de contribuir na formação de cidadãos conscientes sobre a prevenção de acidentes e responsabilidade pela segurança. Após refletirem, os pequenos realizaram um circuito, em uma pista no pátio da escola, para que colocassem em prática os conhecimentos adquiridos. Os educandos das turmas do infantil 4 A e B, brincaram de percorrê-la tomando todos os cuidados necessários, utilizando semáforo, placas e faixas.