Circuito do semáforo!
Apresentação/Justificativa: A educação infantil da E. M. Capelinha aproveitou o dia do Pedestre para trabalhar o semáforo que é um objeto importantíssimo para a segurança da sociedade no trânsito, explorando cores, formas, movimentos…A intenção com a proposta foi estimular atitudes seguras no trânsito, de forma a explorar o circuito com cuidado e atenção.
Público alvo: Educação Infantil.
Objetivos: Contribuir na formação de cidadãos conscientes sobre a responsabilidade e atenção ao transitar pelas vias, trabalhando a coordenação motora, formas, cores, raciocínio lógico…
Desenvolvimento: A professora da educação Infantil, iniciou a aula conversando sobre o trânsito/ pedestre. Após refletirem, dialogarem, as crianças realizaram um circuito, em uma pista na sala de aula para que colocassem em prática os conhecimentos adquiridos. Ao iniciar o circuito, cada criança, com um volante nas mãos, foram passando pela rua até chegar ao ponto para montar o semáforo na ordem das cores. A professora explicou que ao transitar é necessário atenção. A calçada, por exemplo, é a via ideal para os pedestres caminharem. No caso, das vias sem calçadas ou sem acostamento, o ideal é que andem na lateral da pista, em fila, no sentido contrário ao dos carros, Atenção também as sinalizações, placas, semáforos, faixa de pedestres. Quando um aluno estava para atravessar no circuito, a orientação foi atravessar pela faixa de pedestre e quando não houver faixa, os pedestres devem atravessar no meio do quarteirão, em linha reta, evitando trechos em curvas, não esquecendo que antes de passar de uma calçada para outra, precisam olhar todos os sentidos da via e atenção deles quanto à seta dos veículos antes de atravessar em cruzamentos . A atividade lúdica terminou com pintura do semáforo e fotos.
Conclusão: A ação teve o propósito das crianças observarem que os cuidados com a vida está em todos os espaços e situações, oportunizando com eszta ação, que sejam conscientes e responsáveis.
Avaliação: avaliar o desempenho e atenção dos alunos quanto aos comandos.