CIDADANIA NO TRÂNSITO
Objetivo Geral:
Promover a conscientização sobre a importância de um trânsito humanizado e da cidadania planetária por meio da cocriação de um sistema de trânsito utilizando prendedores de roupas, incentivando a responsabilidade social e ambiental nas crianças de 4 a 5 anos.
Objetivos Específicos:
- Sensibilizar as crianças hoje, enquanto pedestres e os futuros condutores sobre a importância de respeitar a sinalização e o cuidado com o meio ambiente.
- Incentivar o uso da escrita espontânea e do desenho como formas de expressão e registro das vivências no projeto.
Metodologia:
- A professora conta uma história infantil que aborda o trânsito e a cidadania, permitindo momentos de leitura prazerosa e reflexiva, promovendo a escuta atenta e a ampliação do vocabulário. Estimular o reconhecimento de letras e palavras relacionadas ao trânsito, por meio da observação e produção de placas e sinais simples (ex: PARE, ESCOLA, SINAL, RUA). Incentivar as crianças a escolher uma cor para representar um veículo, um pedestre, ou qualquer outro elemento do trânsito. Com os prendedores coloridos, as crianças criam personagens e elementos do trânsito, como placas, pedestres, carros, semáforos e árvores. Em seguida, as crianças podem posicionar seus prendedores no cenário, criando uma representação de um trânsito harmonioso, onde todos os personagens respeitam uns aos outros e o ambiente. Após a montagem do cenário, promover uma roda de conversa onde as crianças compartilham suas criações. Apresentar pequenas situações-problema, como um cruzamento lotado ou um pedestre precisando atravessar a rua. Incentivar as crianças a pensarem em soluções e tomarem decisões para resolver esses problemas, reforçando a importância de pensar no outro e no meio ambiente.