Chuva, um ciclo necessário para a sobrevivência do planeta
Para dar continuidade ao projeto de literatura desenvolvido em toda a escola, durante o 1º semestre e aproveitando o estudo do meio ambiente, as crianças optaram pelo livro O MUNDINHO AZUL da autor: Ingrid Biesemeyer Bellinghausen editora: DCL – Difusão Cultural do Livro. O livro trás a água como um recurso natural precioso, e é hora de se preocupar com ela. Se as crianças descobrirem logo a importância de preservá-la, contribuirão para o futuro dos “homenzinhos” deste “mundinho azul” e do meio ambiente.
Em sala de aula foi lido o livro “O mundinho azul”, refletirmos sobre a importância da água e como ocorre seus ciclos.
Nesta reflexão conseguimos concluir que a chuva depende de inúmeros fatores para que aconteça, citamos exemplos do desmatamento e da poluição que inibem as chuvas.
Após a compreensão e debate sobre o tema estudado foi confeccionado um mural para alertar os alunos e funcionários da escola, sobre a importância da água e como podemos ajudar para que o ciclo da chuva não seja interrompido.
Após a montagem do mural, a professora propôs aos alunos uma produção de texto diferente de todos os gêneros textuais que estão acostumados.
A proposta foi criar uma paródia, com uma música conhecida e apreciada por todos . Para que a escolha acontecesse democraticamente , foi feito uma lista de música votação e cada teve o direito de fazer sua escolha e votar.
A música que obteve mais votos foi a música do ritmo funk “Eu parado no bailão”.
Os alunos foram separados em grupos e cada grupo montou sua paródia fazendo correspondência da letra original com a falta de chuva e consequentemente a falta de água.
Feito isso, os grupos se reuniram e montaram a paródia de forma coletiva.
Esta atividade contribuiu com os conteúdos de português estudados anteriormente no livro didático, envolvendo gêneros, enriquecimento do vocabulário, além de trabalhar rimas e ritmo.