Preaload Image

Caminhar com segurança!

Apresentação/ Justificativa: Em virtude do dia do Pedestre que se aproxima, a E. M. Capelinha trabalhará com a dinâmica para atenção e cuidados durante o ato de caminhar, pois os pedestres juntamente com os ciclistas são os usuários mais vulneráveis do sistema trânsito, visto que a localidade onde residem é estrada rural, sendo assim, a forma mais comum de locomoção efetuada pelas pessoas. Os deslocamentos diários, em sua maioria, começam e terminam com uma caminhada.

Público alvo: Alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Objetivo: Sensibilizar os Sobre a importância de ter responsabilidade.

Desenvolvimento: O facilitador disponibilizará vendas para todos os alunos, dividindo-os em duplas, a seguir entregar uma venda para cada dupla e pedir que decidam quem vai ser o primeiro a usar a venda. Explicar que o colega que está vendado deverá ser conduzido pelo seu par que poderá dar informações sobre o trajeto ( obstáculos no caminho), depois de alguns minutos inverter os papéis. Ao final ,iniciar uma discussão: como você se sentiria se o seu condutor não agisse com cuidado e responsabilidade? qual a importância Do cuidado e atenção? seu par foi negligente, imprudente? por que? como dirigir defensivamente? Após dinâmica, conversar sobre o ato de caminhar que requer atenção e cuidados, pois os pedestres, juntamente com os ciclistas, são os usuários mais vulneráveis do sistema trânsito, o que pode, em alguns casos, levar a um aumento do risco de acidentes e de lesões causados no trânsito. Um atropelamento é um exemplo de evento grave tanto para o condutor que atropela quanto para o pedestre que é a vítima. Assim, foi solicitado aos alunos que dissessem atitudes que priorizam a segurança, como: o caminhar, preferencialmente, em calçadas, em sua parte mais interna, longe da via; Ficar sempre atento, nas calçadas, tanto à entrada e à saída de veículos das garagens quanto aos obstáculos, como buracos, rebaixamentos e outros ( no caso deles que moram na zona rural, ficar atentos as entradas de ruas e sítios); Caminhar de frente para o tráfego (no sentido contrário ao dos veículos), nos locais onde não há calçadas; Atravessar na faixa de pedestres, mesmo que isso exija fazer um caminho maior; Procurar, antes de atravessar, “ver e ser visto”, ou seja, ter certeza de que foi notado pelos condutores; Verificar se os veículos de todas as direções estão parados, antes de atravessar a via; Observar a luz indicativa de direção (popularmente conhecida como seta) dos veículos, a fim de verificar para onde eles irão. Realizamos simulação no trânsito. 

Conclusão: Desde cedo é importante que a criança aprenda a perceber, refletir e agir com consciência sobre a caminhada, seja ela uma ação de locomoção, seja ela uma atividade física ou lazer. Diante disto, também é importante, saber que existem nas cidades, elementos que possibilitam maior segurança, como, por exemplo, as faixas de pedestres, os semáforos, as passarelas e as calçadas.

Avaliação: Avaliar como alunos interagem diante as provocações reflexivas.