Preaload Image

“BRINCANDO DE FLUTUA OU AFUNDA”

Professora- Areta Janaina Moreto Elias

DURANTE A AULA NOS DIVERTIMOS BRINCANDO DE FLUTUA OU AFUNDA. ESSA BRINCADEIRA DESPERTA O INTERESSE DAS CRIANÇAS EM EXPLORAR, INVESTIGAR E CONHECER MAIS SOBRE O MUNDO QUE AS CERCA. NESSA BRINCADEIRA USAMOS A ÁGUA, O QUE CHAMA AINDA MAIS A ATENÇÃO DA CRIANÇADA.

ATIVIDADE 1: ASSISTIR O VÍDEO: AFUNDA OU FLUTUA-SHOW DA LUNA

VAMOS VER O VÍDEO DO SHOW DA LUNA PARA APRENDER MAIS E DEPOIS COLOCAR EM PRÁTICA A BRINCADEIRA. ATIVIDADE 1: ASSISTIR O VÍDEO: AFUNDA OU FLUTUA – SHOW DA LUNA.

ATIVIDADE 2:  ATIVIDADE INTERATIVA (PRÁTICA)

ORIENTAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO:

CONVIDAR AS CRIANÇAS PARA PARTICIPAREM DA ATIVIDADE; APRESENTAR OS MATERIAIS AS CRIANÇAS E    SEPARAR EM DOIS GRUPOS ESSES OBJETOS. EM UM GRUPO FICARÃO OS OBJETOS QUE AS CRIANÇAS ACREDITAM QUE FLUTUARÃO NA ÁGUA. NO OUTRO GRUPO FICARÃO OS OBJETOS QUE ELAS ACREDITAM QUE AFUNDARÃO NA ÁGUA. DURANTE ESSE PROCEDIMENTO, CONVERSAR COM AS CRIANÇAS SOBRE CADA OBJETO E SOBRE AS POSSIBILIDADES DE AFUNDAR E BOIAR NA ÁGUA. JUSTIFICAR AS ELAS O PORQUÊ DE UNS OBJETOS AFUNDAREM E OUTROS NÃO; PEÇA ÀS CRIANÇAS PARA COLOCAR UM OBJETO POR VEZ NA ÁGUA, PERCEBENDO AS SUAS CONCLUSÕES SOBRE O FLUTUAR E O AFUNDAR; EXPLORAR ORALMENTE: QUAIS OBJETOS AFUNDARAM? POR QUÊ? QUAIS OBJETOS FLUTUARAM? POR QUÊ? QUANTOS OBJETOS FLUTUARAM? OS DE MADEIRA / PLÁSTICO / METAL/ PAPEL/DENTRE OUTROS.

EXPLORAR ORALMENTE:

QUAIS OBJETOS AFUNDARAM? POR QUÊ?

QUAIS OBJETOS FLUTUARAM? POR QUÊ?

QUANTOS OBJETOS FLUTUARAM?

QUANTOS OBJETOS AFUNDARAM?