Preaload Image

BRINCANDO COM OS ELEMENTOS DA NATUREZA: ÁGUA, FOGO  E AR

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM :

  • Reconhecer o próprio nome dentro do conjunto de outros nomes
  • Nomear as letras do alfabeto, observando a letra inicial de cada nome.
  • Desenvolver a linguagem, melhorando a pronúncia de palavras;
  • Identificar os fenômenos da natureza e relacioná-los ao cotidiano;
  • Compreender o significado de ecossistema.
  • Compreender a importância do ecossistema saudável para a vida de todos os seres vivos.
  • Identificar e listar ações importantes para preservar o nosso planeta;
ATIVIDADE  – Apresentação do vídeo A arte dos 4 elementos da natureza Texto e ilustrações- ROSÂNGELA PEDRINA    https://www.youtube.com/watch?v=Li2e5-iMYLI
  • Dialogar sobre a história. E ouvir a música Turminha do Ecossistema
 https://www.youtube.com/watch?v=HgR3absru0g
  • Personagens da música: André Gotinha de Água – Adise Fogo – Charles grãozinho de areia – Nick Arzinho Puro
  • Explicar o que significa Ecossistema.
O que é o ecossistema?
Um ecossistema é um conjunto formado pelas interações entre componentes bióticos, como os organismos vivos: plantas, animais e micróbios, e os componentes abióticos, elementos químicos e físicos, como o ar, a água, o solo e minerais. …
ATIVIDADE   – BRINCANDO COM OS ELEMENTOS DA NATUREZA: ÁGUA, FOGO  E AR
Terra, água, ar e fogo estão por toda a parte, são forças vitais que compõe toda a natureza e estão fora e dentro de nós, e delas também fazemos parte com a nossa natureza humana.
BRINCANDO COM O FOGO –
O fogo aquece, acolhe.
  • Iniciar a atividade observando o céu e principalmente o sol. Conversar sobre o calor do sol e como ele aquece o nosso corpo. Usar as mãos para produzir calor, fricsando as mãos e movimentando rapidamente. Para sentir o toque quentinho, colocar as mãozinhas no próprio rosto
 VÍDEO e DIÁLOGO: BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS DO FOGO  https://www.youtube.com/watch?v=RZIHprL3wbo
.• EXPERIÊNCIA 1 :
  1 vela. 1 copo de água. 1 copo de vidro alto. Fósforos. Corante alimentar.
O fogo só pode existir onde há oxigênio. Quando você cobre a vela, a chama começa a queimar o oxigênio que sobrou dentro do vidro. A gente não vê esse oxigênio, mas ele existe e ocupa espaço. Quando o oxigênio é queimado, esse espaço fica ”sobrando” dentro do vidro.
EXPERIÊNCIA 2: BALÃO QUE NÃO ESTOURA
1 VELA
FÓSFORO
1 BALÃO APENAS COM AR
1 BALÂO COM UM POUCO DE AGUA E AR
Procedimentos
– Inflar um balão, amarrar a saída de ar. Acender uma vela e colocar o balão sobre a vela. O que vai acontecer?
– Colocar uma pequena porção de água dentro do balão, em seguida inflar o balão, amarrando a saída de ar;
– Colocar a vela acesa (ou fósforo) aquecendo o fundo do balão (parte que contém água) por cerca de 1 minuto. O que aconteceu?
A água presente no fundo absorve todo o calor fornecido ao sistema. A presença do líquido, com a propriedade de alta capacidade calorífica, no interior do balão, não permite que a borracha amoleça e o balão estoure. Isso significa que a água absorve a maior parte do calor fornecido pela chama, não deixando que a temperatura da borracha aumente muito.