Bloco de atividades
Após “toda da conversa” sobre a conscientização no trânsito, a professora propôs uma atividade do “bloco de atividades” que relaciona a disciplina de língua portuguesa com os veículos.
Antes de os alunos receberem a folha de atividade, a professora questionou-os o seguinte: “O que é um veículo?”; “Para que serve um veículo?”; “Quais são os veículos que vocês conhecem?”
Em seguida a professora fez o registro da atividade na lousa, visto que os alunos são pequenos e se apoiam bastante no registro da professora que procura ser o máximo semelhante ao da folha de atividade. Logo após a atividade foi realizada de forma coletiva e a professora anotava as respostas conforme os alunos mencionavam as sílabas que formavam as palavras (veículos).
Em cada descoberta a professora dizia: “O _________ é um veículo que trafega pela rodovia” – sempre enfatizando as palavras “veículo”; “trafega” (trafegar); e “rodovia”. Tais palavras foram explicadas aos alunos.
A turma, em geral, adorou tal atividade!