Aula prática: contato com algumas amostras dos tipos de solo.
Projeto “Preservar o solo é preservar a vida.”
Nessa aula, foi apresentado amostras de dois tipos de solo (arenoso e argiloso), sendo que cada pote continha solo rico em areia, e o outro solo rico em argila. A professora apresentou os dois tipos de solo ao mesmo tempo, caracterizando-os e comparando-os.
Durante a aula, a professora instigou os alunos sobre algumas questões tais como:
- Será que os solos são diferentes?
- Como são os solos que você já pisou?
Os alunos observaram as amostras e falaram o que perceberam ao tocar nos solos, incluindo as diferenças que perceberem entre eles. Analisaram todos os detalhes da característica dos solos, tais como: cor, cheiro, umidade (aquele que se apresenta mais seco ou mais molhado) e sua textura (duro, macio, com muitos grãos).
Observações:
- Não foi possível conseguir os quatro tipos de solo, por isso trabalhamos essa parte prática apenas com os dois tipos solos que conseguimos, entretanto não deixamos de caracterizar todos os tipos no momento da sistematização.
- Para uma melhor compreensão e diferenciação por parte dos alunos, a professora classificou os solos com o termo solo arenoso e argiloso, no entanto cientificamente essa classificação está incorreta,
[…] Os solos não podem ser classificado em arenosos, argilosos, calcáreo e humífero (ou humoso) como usualmente se faz. Esse tipo de classificação, de acordo com Lima¹, está incorreta, porque mistura diferentes características do solo: como a textura (arenoso e argiloso), a composição mineralógica (calcáreo) e a composição orgânica (humífero ou humoso). Ao classificar com base na textura, observa -se que a areia, por exemplo, está presente na maioria dos solos e apenas identificar sua presença não é suficiente para afirmar que o solo é arenoso. O solo apenas será considerado arenoso se existir mais areia do que outros componentes. O mesmo raciocínio serve para sua classificação como argiloso. (LIMA, M.R. 2004.)