As cores e a Coleta Seletiva
Tema da Aula: Coleta Seletiva
Desenvolvimento:
Iniciamos a aula realizando uma Roda de Conversa onde falamos sobre:
As Cores: observamos que tudo e todos á nossa volta possui cores e que em muito casos através das cores identificamos algumas informações, como por exemplo, sabemos que o tempo está nublado, chuvoso e ensolarado através das cores das nuvens no céu, se uma fruta está verde, madura ou podre, no trânsito através das cores do semáforo conseguimos saber se devemos seguir, prestar atenção ou aguardar e outros exemplos dados pelos alunos.
Coleta Seletiva: O mesmo acontece com a coleta seletiva, pois as cores também foram usadas como forma de identificação dos tipos de resíduos que devem ser descartados em cada lixeira e assim separar os materiais para que possam ser reciclados de forma correta e sem contaminação.
As lixeiras e as cores: os alunos trouxeram resíduos recicláveis de casa e usamos lixeiras (caixas de papelão coloridas com tinta guache em aulas anteriores) para separarmos cada resíduos de acordo com material e assim relacionamos material e cores.
Atividade impressa: Depois da atividade prática iniciamos a atividade impressa. Os alunos iniciaram a atividade colorindo as lixeiras com as cores indicadas e depois parearam cada objetos desenhado com sua respectiva lixeira.
Finalização: Finalizamos a atividade conferindo se cada alunos fez as ligações corretas e refletindo sobre a necessidade de realizarmos a separação dentro da nossa casa.