Artes com elementos da natureza!
Apresentação/ Justificativa: A E.M. Capelinha, pensando numa abordagem experimental, conduzirá um trabalho de artes com elementos da natureza. Ao propor alternativas para brincar, experimentar e criar, com materiais da natureza, mostramos aos alunos que não é preciso ter um brinquedo , geralmente de plástico, para poder brincar ou para estar ligado á sociedade. Basta só um pouquinho de criatividade para barrar os estímulos do consumismo infantil e resgatar a nossa natureza. Para o Pesquisador da infância Gandhy Piorski, o contato com os materiais naturais é essencial para um mergulho nos sentidos. Segundo ele, quando a criança brinca com elementos da natureza, dá vazão à sua vontade de construir, criar, montar e fazer acessando diferentes linguagens expressivas e de experimentação, desenvolvendo habilidades motoras e de criação cada vez mais complexas, fortalecendo elos na relação com o mundo à sua volta.
Público alvo: Alunos do Ensino Fundamental ( 1ºao 5ºano).
Objetivos: Promover o uso de múltiplas linguagens convidando os alunos a interagirem, promovendo atividades em diferentes contextos e fazer o uso de múltiplas linguagens convidando a interagirem com a natureza, conhecendo diferentes elementos presentes e percebendo a possibilidade de brincar, criar ou fazer uso de tais componentes desses elementos.
Desenvolvimento: Com as crianças organizadas, a facilitadora explicou como seria a aula do dia, criação com elementos naturais que normalmente não são encontrados no supermercado ou em alguma loja de conveniência. Para a atividade, foram usados, folhas a4,papelão, galhos, folhas de árvores, flores, cola e água. Antes de levá-los até o ambiente externo para concluir atividade, primeiro foi mencionado o objetivo da ação e em seguida confeccionado molduras com papelão e desenhos vazados para registro fotográfico. Após conclusão da primeira etapa, a equipe saiu com alunos em busca de recolher materiais para a criação individual. Alunos recolheram segundo o que iriam produzir. Com elementos nas mãos, puderam criar desenhos, pinturas, colagens, na sala novamente.
A segunda etapa, foi direcionar alunos novamente ao pátio para brincar com a arte, se divertirem com as cores da natureza em molduras vazadas. Foi sensacional ver o entusiasmo dos alunos.
Conclusão: A vantagem de usar elementos naturais é que cada peça é única e tem sua própria história e ao mesmo tempo, oferecemos um brincar diferente, tiramos o foco do consumo e democratizamos o acesso ao brincar com mais vida, texturas, formas, cheiros….