Preaload Image

Aprendendo sobre Trânsito

A professora da turma do terceiro ano, desenvolveu algumas atividades educativas com objetivo de conscientizar os alunos sobre à segurança na locomoção de automóveis e pedestres, para que a educação no trânsito se torne mais segura. Para iniciar a professora entregou o material fornecido pela Arteris, cada aluno da turma recebeu a revista do Zé Quest, Educação para o Trânsito com o tema “Pedras no Caminho”, os alunos puderam ter contato com o material e fizeram a leitura individual. A professora da turma fez a leitura coletiva com os alunos, cada momento ia explicando determinadas partes, na sequência se atentaram a leitura e uma conversa na página 09, que descreve um texto sobre a motocicleta, neste momento puderam pontuar as leis de trânsito para os motorista e motociclistas. Para ampliar ainda mais o conhecimento sobre o tema, cada aluno recebeu uma apostila com atividades sobre trânsito (cruzadinhas, interpretação de texto, leitura, perguntas e respostas e gráficos) essas atividades foram realizadas com os pais em casa, depois corrigida pela professora juntamente com todos os alunos da turma.

Na sequência para ilustrar na pratica a professora solicitou auxílio do professor de educação física, que uso como transporte uma moto, solicitamos auxílio da guarda municipal nesta atividade expositiva. Na quadra o professor (motociclista) apresentou sua moto e o capacete, deu dicas de segurança ao pilotar uma moto. O Guarda Municipal explicou que a motocicleta, motoneta e ciclomotor são veículos que propiciam maior agilidade, mas juntamente a isso, vem a fragilidade a que seus usuários estão sujeitos e que existem dispositivos de segurança para o motociclista e passageiro que, quando utilizados corretamente e somados à velocidade compatível e manobras corretas, contribuem para maior segurança. Foi um momento de reflexão e muita aprendizagem. Em sala de aula a professora da turma do terceiro ano, entregou novamente a revistinha Zé Quest, para realizarem uma leitura em dupla, e depois de terem aprendido como fazer um conto, iam aproveitar as ideias sobre revistinha para produzir uma fabula sobre o trânsito. Para finalizar a professora também deixou que os alunos expressassem por meio de desenho o que aprenderam até agora com as aulas sobre o trânsito, todo esse material ficou em exposição no mural da escola.