Aprendendo os sinais de trânsito para ir à casa da vovó.
RECURSOS PEDAGÓGICOS:
Papel kraft, fita branca, semáforo com materiais recicláveis, carrinho de papelão, plaquinhas de sinais de trânsito feitas com papelão, caixa de som e microfone.
OBJETIVO:
– Desenvolver a consciência a respeito da importância de respeitar as normas de trânsito.
– Analisar atitudes positivas e negativas no trânsito.
– Identificar quais são os principais motivos pelos quais os acidentes de trânsito acontecem e como podem serem evitados.
– Conhecer, ainda que minimamente, a sinalização de trânsito e suas interpretações.
– Construir valores e comportamentos que impactam na vida das pessoas, como a paciência, solidariedade, tolerância e respeito, de forma a melhorar a convivência das pessoas no trânsito.
– Explorar quais são as atitudes seguras para os pedestres.
CHAMADA:
Conhecer e respeitar a sinalização torna o trânsito mais seguro.
TEXTO:
As crianças fizeram um teatro cujo objetivo é ensinar a importância de respeitar as sinalizações dos semáforos e das placas, e o perigo que pode ocorrer caso estas regras fossem violadas. Os alunos interpretaram a história de três irmãos que iam pela primeira vez à casa da vovó, neste percurso perceberam que havia um semáforo devido o grande fluxo de veículos que por ali passava, ao se depararem com tamanha preocupação, os três irmãos decidem perguntar um ao outro sobre o que cada um sabia sobre este assunto e o momento certo de atravessar a rua. O irmão mais novo diz que o momento de esperar é no vermelho, já o irmão mais velho explica que o vermelho serve para o carro parar e que eles devem atravessar quando estiver este sinal, já a irmã do meio, mais peralta, diz que não precisa esperar, basta estar no amarelo e correr para atravessar que não acontece nada, já que que este sinal significa atenção. Neste momento a irmã do meio sai correndo para provar que estava certa e o motorista do carro que pensava como ela também corre antes de fechar o sinal e os dois se chocam provocando um grande susto nos três irmãos. Eles saem ao encontro da irmã que está caída no chão e a ajudam, ao perceberem que foi só um susto, decidem conversar com ela sobre a importância de se respeitar as regras de trânsito, ela diz ter aprendido a lição e se compromete a voltar e perguntar para sua mãe sobre as plaquinhas de trânsito que ficam perto da casa da vovó e qual é o objetivo delas. A mamãe toda preocupada explica o significado das placas: “Dê a preferência”, “Proibido estacionar” e “Pare”.
A irmã do meio promete obedecer a todas as sinalizações que tinham neste caminho pois pôde perceber o perigo e a consequência de desrespeitar as regras de trânsito.
Ao chegarem a salvo na casa da vovó todos se abraçaram por estarem bem e contam tudo o que aprenderam para a vovó que os esperava com muitos doces e bolos.


