Aprendendo o Trânsito
A educação de trânsito na escola é importante por ser um meio de formar futuros cidadãos conscientes e ensinar valores como respeito, cordialidade, empatia e senso de responsabilidade. Por isso a professora da turma do 4°ano abordou esse tema componente curricular, pois acredito que para a minha turma, a educação no trânsito, quando ensinada desde cedo, pode ajudar a formar adultos responsáveis, solidários e conscientes da importância da coletividade.
Sendo assim esta proposta pedagógica iniciou com o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=-TLYJ5gU_Y4 (a casa do Papai Noel) que relata certos comportamentos corretos e fez associação com as condutas adequadas no trânsito. Assistiram outro vídeo “Natal Atrasado: Papai Noel entrega presente para criança” https://globoplay.globo.com/v/7611491/ , neste vídeo descreve a situação em que os correios entregaram o presente atrasado devido vários fatores, e a professora relacionou com o meio de transporte.
Na sequência cada aluno recebeu a revista do Zé Quest, Educação para o Trânsito com o tema “Pedras no Caminho”, os alunos puderam ter contato com o material e fizera a leitura individual. A professora da turma fez a leitura coletiva com os alunos, cada momento ia explicando determinadas partes, tais como: “um motorista em alta velocidade e sem capacete!”, pois o uso do capacete e o cinto é obrigatório e esses equipamentos salvam vidas.
Depois descreveram no caderno alguns pontos da historinha em quadrinho, a professora da turma do 4°ano levou como proposta didática, para acrescentar na aprendizagem sobre o trânsito o material disponibilizado pela ARTERIS, o jogo trilha “jogando e aprendendo” coloca o aluno a vivência uma viagem pela área da Régis Bittencourt e colocando em pratica os valores de cooperação, solidariedade e civilidade no trânsito. Foi dividido a turma em grupos a professora a regra do jogo e mediou os jogos na sala, na sequência os alunos fizeram o desenho do concurso cultural.