Aprendendo as cores do semáforo
Incentivar a autonomia das crianças e orientá-las para que exerçam-na de forma segura é muito importante quando falamos de trânsito.
Crianças que são educadas para o trânsito não somente tem menor probabilidade de sofrer algum tipo de sinistro, como também poderão se tornar adultos responsáveis e respeitadores das leis.
Segundo dados do Ministério da Saúde, sinistros de trânsito são a principal causa de morte entre crianças de até 14 anos, sendo que 36% desses óbitos acontecem quando elas estão na condição de pedestre ou ciclista, ou seja, em vias públicas.
Mas de quem é a responsabilidade por preparar as nossas crianças para a locomoção segura nas cidades?
Tanto pais e responsáveis quanto educadores devem incentivar, orientar e educar as crianças para que elas possam praticar comportamento responsável no trânsito e com isso desenvolverem também atitudes cidadãs de respeito às regras e ao outro com quem compartilham o espaço urbano.
Como ensinar as crianças?
“As palavras convencem, os exemplos arrastam”. As crianças são como esponjas, absorvem informações do mundo ao seu redor. Aprendem por meio da palavra, com o que veem, leem e com o comportamento do adulto.
Então é importante que os adultos cuidem de sua postura diante de uma criança e além disso a instrua e alimenta-a com informações de qualidade e adequadas para a fase de seu desenvolvimento cognitivo.