ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
Objetivos
Compreender que a terra é fundamental para o cultivo dos alimentos.
Reconhecer a relação entre cuidar do solo e obter alimentos saudáveis.
Desenvolver atitudes de respeito e preservação da natureza.
Promover hábitos alimentares saudáveis e estimular o consumo de frutas através de atividade prática e lúdica.
Reconhecer diferentes frutas e suas cores, texturas e sabores.
Compreender a importância das frutas para a saúde.
Estimular a socialização e o trabalho em grupo.
Materiais
Imagens de hortas, plantações e alimentos (naturais e industrializados).
Amostras de terra (em pote transparente)
Frutas variadas (banana, maçã, mamão, uva, morango, laranja, etc.).
Colheres e potes individuais, sulfite e lápis de cor.
Roda de conversa
Iniciamos com a pergunta: “De onde vem os alimentos que comemos?”
Mostrei imagens de plantações e expliquei que os vegetais, frutas e legumes precisam da terra para crescer.
Mostrei também um pote com terra limpa e outro com terra suja ou seca (sem nutrientes).
Expliquei que a terra saudável é rica em nutrientes e ajuda a planta a crescer forte.
Então perguntei: “Qual é a sua fruta preferida?”, “Por que é importante comer frutas?”.
Expliquei de forma simples que frutas têm vitaminas, fibras e ajudam a crescer com saúde.
Deixei as crianças tocarem, cheirarem e observarem as frutas. Fizemos a classificação por cores, tamanhos ou onde crescem (árvore, chão, cacho).
Preparando a salada de frutas
Higienizar as mãos.
As crianças misturaram as frutas em um recipiente grande e adicionaram suco de laranja natural.
Servimos a salada de frutas em potinhos individuais.
Todos foram incentivados a experimentar, valorizando as cores e sabores.
Reforçamos que cuidar da terra é cuidar da nossa saúde. Confecção de palitoche das frutas.