A luta contra o mosquito é de todos!
As vivências desenvolvidas a seguir, tiveram como objetivos principais: conscientizar as crianças de forma lúdica sobre os riscos que a doença transmitida pelo mosquito aedes aegypti traz, além de explicar os sintomas, métodos de identificação do inseto e formas para evitar a contaminação.
Ainda com as crianças sentadas na rodinha para a contação da história “o que aconteceu? A baratinha adoeceu...uma história que enfatiza a dengue, mostra os possíveis criadouros do mosquito, a forma de transmissão e as principais medida de prevenção. Contamos a história e na sequência, realizamos a interpretação oral através de algumas perguntas e informamos aos alunos que não podemos deixar latas, copos descartáveis, garrafas abertas, pneus, tampinhas, vasos de plantas com pratinhos debaixo, entre outros recipientes que podem se tornar criadouros do mosquito da dengue, porque é isso acontece quando o mosquito encontra água limpa e parada.
Também assistimos ao vídeo xô Zika! Como prevenir a Dengue, Zika e Chikungunya. Disponível em: https://youtu.be/6hawysrgna0
Tendo executado as etapas anteriores, propomos como vivência artística a confecção de uma viseira do mosquito da dengue, onde cada aluno enfeitou a sua de acordo com sua criatividade.
Dando continuidade as propostas elaboradas, realizamos a gincana: dengue – a luta é de todos nós – onde as professoras integradoras organizaram, duas equipes com os responsáveis presentes para realizarem a seguinte sequência de propostas: ao sinal das professoras, dois responsáveis de cada equipe saíram correndo para catar os diversos tipos de lixo que estavam espalhados pelo pátio da escola e colocá-los dentro de um saco de lixo. Depois, mais dois responsáveis de cada equipe, pegaram um pneu cada um e tirarem toda água de dentro dele. Quando acabaram a próxima dupla de cada equipe precisou tampar todas as garrafas e potes que encontraram abertos e, por fim a última dupla pegou os diversos vasinhos de plantas, tirou a água e colocou areia dentro. Ganhou a equipe que concluiu primeiro.
Na sequência da execução desse planejamento sobre a dengue realizamos juntamente com o apoio da equipe gestora, a passeata unidos contra a dengue com todos os alunos da escola caminhando pelas ruas do bairro, distribuindo um folder educativo sobre os cuidados que devemos ter para evitarmos a dengue.
E para finalizar brincamos Pique cola do mosquitão, onde a professora escolheu um aluno da turma por vez para ser o mosquitão, e o mesmo foi caracterizado de mosquito. Ao sinal da professora, os demais alunos da turma saíram correndo pelo pátio para evitarem de serem picados pelo mosquitão. Todos os alunos que foram picados ( tocados) pelo mosquitão ficaram sentados aguardando. A brincadeira acabou quando todos os alunos foram pegos e o próximo mosquitão, foi o último aluno que foi tocado.