Preaload Image

A Inteligência Artificial em apoio à Educação para o trânsito

Atividade realizada na turma do quarto ano, com a finalidade de abordar a Inteligência Artificial a partir da perspectiva de uso crítico, ao explorar elementos para construção do livro digital.
A importância de oferecer aos estudantes uma experiência com a IA para desconstruir a ideia de respostas prontas, demonstrando que o tipo de resultado que teremos depende das informações que inserimos no aplicativo.

A professora da turma, Renata Vasconcellos,  trabalhou a temática voltada à importância das regras de trânsito, ressaltando que os deveres não são somente destinados aos motoristas, mas a todas as pessoas que compõem o trânsito, incluindo os pedestres. Essa iniciativa teve origem na experiência trazida pelos estudantes da turma, ao relatarem um acidente, presenciado por algumas crianças, envolvendo um ciclista, sem graves consequências.

Para tanto, a turma, de forma colaborativa, tendo a professora como uma espécie de escriba, construiu coletivamente um texto. A professora auxiliou, principalmente, nos aspectos da escrita e ortografia, respeitando o protagonismo discente, ao estimular a criatividade e a oralidade.

Assim, em uma segunda etapa da ação pedagógica, com uso dos tablets, a partir de um aplicativo de Inteligência Artificial, foi proposto, pela professora do espaço de tecnologias digitais, que os estudantes, em duplas, criassem um texto digital, inserindo personagens e imagens do aplicativo para gerar um pequeno digital, armazenado no próprio aplicativo. A temática versou sobre a Educação para o Trânsito.

A ideia, de forma geral, é possibilitar a compreensão de que, para que a Inteligência Artificial dê um resultado próximo ao esperado, é necessário inserir as informações pretendidas, da forma adequada. A partir de tal perspectiva, os trabalhos foram realizados e compartilhados entre os grupos. Assim, os estudantes demonstraram a percepção de que quem escreve, mesmo com uso de tecnologias que potencializam a criatividade, escreve para transmitir uma mensagem, ideia ou informação para outras pessoas.