A água como força transformadora
Tema: A água como força transformadora.
Quantidade de alunos: 40
Recursos: Garrafas pet, água, papel crepom nas cores amarelo e azul, gelo e algodão.
Objetivo: Elucidar de maneira concreta as transformações que a água é capaz de fazer e as transformações pelas quais a água passa em seus estados (sólido, líquido e gasoso)
Desenvolvimento: Em uma roda de conversa com auxílio de alguns materiais, foi demonstrado para as crianças como a água se transforma (com um algodão, foi demonstrada a nuvem quando chove, foi explicado que ao cair no solo a água vai para os rios e molha a terra, e que com o sol as gotas da chuva viram vapor igual a água quando vai ao fogo para fazer café ou cozinhar o arroz). As crianças então, entenderam que a água volta para a nuvem como “vaporzinho” e junta-se com outras gotinhas até cair como chuva outra vez. Foi demostrado que a água quando está em um lugar muito frio fica durinha, formando gelo, e que quando colocamos nos alimentos e levamos ao fogo ela os transforma com o cozimento. Após isso, foi explicado que a água move máquinas com sua força em fábricas e que também é responsável por outras transformações, então as crianças fizeram o experimento com as garrafas pet, água e papel crepom, transformando as cores na água (juntando o amarelo e o azul formando o verde).
Avaliação: As crianças amaram descobrir que a água se transforma, e ficaram muito empolgadas com a demonstração da chuva que vira vapor e volta como chuva. Amaram a experiência da transformação das cores na água.