Transitando com o Meio Ambiente
1)JUSTIFICATIVA
Os alunos do EJA são observadores e com a construção de novas vias dentro da nossa cidade, foi observado que árvores estão sendo derrubadas para que a construção de uma determinada vida seja construída,através dessa observação, esse projeto tem como objetivo mostrar aos alunos o que são feitas com o meio ambiente ao construir uma rua, uma rodovia.
O aumento do trânsito na cidade e a importância de construir novas vias.
2)OBJETIVO GERAL
Conscientizar os alunos da importância de preservar o meio ambiente e ter um trânsito de pedestre e veículos mais cauteloso.
3)OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Influenciar os educandos sobre o comportamento correto no trânsito, de modo que as incentive a cobrar dos adultos com que tem contato;
- Ensinar os adolescentes noções básicas em relação à sinalização de trânsito;
- Levar ao conhecimento dos alunos o que é feito com o meio ambiente ao construir uma nova via.
- Mostrar aos educandos como a cidade em que vivemos está crescendo e o motivo de ser construido novas vias de trafego.
- Através de atividades lúdicas, de atividades concretas, jogos e recursos online, maquetes e cartazes iremos conscientizar os alunos da preservação do meio ambiente e do trânsito consciente.
- Perceber, através de vídeos educativos, a importância de ser gentil com o próximo em qualquer momento.
4)PÚBLICO ALVO: Alunos do EJA.
5)METODOLOGIA/ESTRATÉGIA E AÇÃO
- MOTIVAÇÃO:
Os alunos serão motivados e incentivados em relação ao projeto através de músicas que mencionam o tema, com livros de literatura,vídeos educativos e cartazes e revista Zé Quest.
- CONTEÚDOS:
No decorrer do projeto serão trabalhados os seguintes conteúdos:
-Revistinha do Zé Quest.
-O meio ambiente e a maneira que ele é tratado ao ser construido nova via.
-Preservação do Meio Ambiente.
-Deveres e direitos de trânsito para o pedestre.
Semáforo (pedestre e veículo).
Conduta no trânsito.
Apresentação de algumas placas de trânsito.
6)METODOLOGIA:
Os conteúdos serão desenvolvidos de forma lúdica e atrativa, através de:
-Música
-Cartazes
-Pintura, recorte e colagem
-Vídeos educativos
-Desenhos
-Oficina do trânsito utilizando materiais recicláveis (maquete)
Vídeos sugeridos no Youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=TTDeWGARU4A
https://www.youtube.com/watch?v=jC0idp2027k
https://www.youtube.com/watch?v=vnStcgDkxMs
https://www.youtube.com/watch?v=TTDeWGARU4A&t=12s
https://www.youtube.com/watch?v=tj8fLeOPCeQ
https://www.youtube.com/watch?v=vs6ChftV-bs
https://www.youtube.com/watch?v=qu_YYw9mEj8
https://www.youtube.com/watch?v=MZDNA2RvaSw
https://www.youtube.com/watch?v=g1jvg-UdwDs
https://www.youtube.com/watch?v=KfJle7WhsC0
https://www.youtube.com/watch?v=HY3GwP8a8Uo
https://www.youtube.com/watch?v=JUl3kQj4a5Q
https://www.youtube.com/watch?v=56HCzZ8_sCM
https://www.youtube.com/watch?v=VMGejJSSdlE
Sites educacionais:
https://www.coquinhos.com/controle-de-trafego-relogios/
7)AVALIAÇÃO:
O acompanhamento e avaliação do projeto se dará durante todo o processo pedagógico, podendo ser medido através da participação, interesse, entusiasmo e desenvolvimento das práticas desenvolvidas com os alunos, juntamente com sua família,atraves das atividades não presenciais e do grupo de Whatsaap para alunos que optaram em permanecer remoto, para os alunos dos grupos A e B que estão em aulas presenciais a avaliação será presencial.