Preaload Image

PROJETO ESCOLA DO COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO EUNICE BORGES DA ROCHA

Projetos Arteris- 2019- Trânsito e Meio ambiente

Trânsito

Esse projeto foi desenvolvido com os alunos dos 1ºs e 2ºs anos- Ensino Médio, como mediadoras as Professora Idalina Berti e Elizane Camargo Comin, juntamente com as pedagogas Cláudia Kogien Meza Salazar, Márcia Izabel dos Santos e Maria Schirlei, e turmas do Ensino Fundamental 8º B, 8ª C E 8ª D sob orientação da professora Darusa.

O Brasil é um país com maior número de vítimas fatais em acidentes de trânsito, por isso é necessário a segurança em todas as esferas da sociedade. Dessa forma, fizemos visita a empresa Volvo para que os alunos compreendessem a evolução do meio de transporte, suas leis e regras no trânsito brasileiro.

Justificativa

O projeto trânsito serviu para conscientizar as pessoas, buscando minimizar os problema ocasionado pelo mal uso dos condutores e transeuntes.

Objetivos

  • Desenvolver a conscientização a respeito da importância das regras de trânsito;
  • Analisar as atitudes positivas e negativas, identificando os principais motivos dos acidentes;
  • Conscientizar a comunidade escolar sobre o trânsito da nossa escola e bairro;
  • Despertar a importância das leis de trânsito.

Desenvolvimento

            Primeiramente conversamos e pesquisamos sobre o assunto “Trânsito”. Em, seguida, os alunos realizaram a confecção das questões objetivas para a pesquisa de campo. Essas perguntas eram sobre o trânsito na cidade de S. José dos Pinhais e Brasil. Em seguida, fizeram as perguntas com as pessoas do bairro e comunidade escolar.

Confeccionaram os cartazes sobre trânsito, visitação à Volvo, produziram uma peça teatral, jogos de trânsito e Labirinto das sensações.  Demonstraram grande interesse nesse projeto, embora falte ainda conscientização das pessoas em relação ao trânsito.

 

 

 

Meio ambiente

No decorrer da história da humanidade o homem fez da natureza a sua habitação de subsistência. Com o passar dos séculos, esta relação foi rompida com o nascimento das novas formas de organização social, que produziram uma enorme devastação social. Dessa forma, fizemos perguntas sobre a conscientização e preservação ambiental, sustentabilidade no mundo.

Objetivo geral

Proporcionar o conhecimento e a conscientização dos alunos, desenvolvendo atitudes para a preservação e desenvolvimento sustentável.

Objetivos específicos

  • Desenvolver a conscientização da importância do meio ambiente em nossa vida;
  • Estimular os alunos a cuidar do meio ambiente, reciclando e reutilizando materiais;
  • Apresentar alternativas e soluções para as questões ambientais pertinentes no dia a dia escolar;
  • Incorporar o respeito e o cuidado com o meio ambiente.

Desenvolvimento

  • Leitura e análise de textos sobre meio ambiente e produção de desenhos para mostra em mural;
  • Produção de papel reciclado;
  • Passeio na empresa Volvo, compreendendo a sustentabilidade e o trânsito.
  • Confeccionaram lixeiras para a escola com pneus, pintaram cada lixeira a sua cor correspondente e identificaram qual  componente deve ser descartado em cada lixeira.

 

Observação: Os alunos tiveram que apresentar seus projetos e desenvolvimento em  novembro e final de dezembro de 2019.

Referências

DIAS, Genebaldo Freire. Educação ambiental: princípios e práticas. 7.ed. São Paulo: Gaia, 2001.

GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Terra. São Paulo: Peirópolis, 2000.

GARDA, Eduardo C. Atlas do meio ambiente. São Paulo: Embrapa; Texto Novo, 1996.

KINDEL, Eunice Aita Isaia; SILVA, Fabiano Weber; SAMMARCO, Yanina Micaela (org.). Educação ambiental: vários olhares e várias práticas. Porto Alegre, RS: Editora Mediação, 2.ed., 2006. MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.

Segue em anexo imagens.