A Criança no Trânsito
O projeto foi trabalhado com crianças de faixa etária entre 3 e 4 anos, na CEMEI Professor Nilson Aparecido Gonçalves.
A escola tem papel fundamental na ação educativa para o trânsito e é o espaço de formação de cidadãos conscientes e críticos.
As crianças costumam ser transportadas nos veículos, pelo menos duas vezes ao dia nos trajetos casa-escola e escola-casa, além de outras atividades de rotina como consultas ao médico, compras, visitas e casa de parentes, amigos ou viagens com os pais.
Torna-se importante conscientizá-las sobre as leis de trânsito.
Foram abordadas duas datas importantes:
8 de Agosto: Dia do Pedestre
25 de Setembro: Dia do Trânsito
8 de agosto: no dia do pedestre fizemos uma ação e atravessamos a faixa de pedestre existente em frente à escola. Depois, houve uma roda de conversa sobre a importância da faixa de pedestre e assistimos a vídeos educativos sobre a travessia segura na faixa de segurança. Também fizemos atividades onde foi pintado de verde o sinal do pedestre, indicando que a travessia na faixa de segurança está liberada. Confeccionamos um semáforo para que os alunos aprendam o significando e a representação das cores, e também houve brincadeiras com as motocas, simulando situações cotidianas no trânsito.
25 de setembro: no dia do trânsito houve roda de conversa sobre as placas mais utilizadas no trânsito, o semáforo e o uso do cinto de segurança. Foi fundamental a participação dos pais no desenvolvimento das atividades onde foram enviadas pesquisas como: qual o meio de transporte que as crianças vão para a escola e quantas crianças fazem o uso da cadeirinha e do cinto de segurança. Foram feito gráficos com esses dados e as crianças relataram situações vivenciadas no trânsito por seus familiares e ocasiões em que viram acidentes nos meios de comunicação ou internet. Finalizamos o projeto com brincadeiras dirigidas com o jogo da memória, símbolos do trânsito e maquete de ruas onde as crianças puderam brincar com carrinhos e simular o que acontece no trânsito.
Dessa forma, a conscientização das crianças sobre aquilo que acontece no trânsito, bem como a maneira adequada de contribuir para a prevenção de acidentes, entre outros, é de extrema relevância para que desde pequenas possam saber sobre aquilo que está inserido em seu dia-a-dia.
Enevania A R Sgobbi
CEMEI Professor Nilson Aparecido Gonçalves
São Carlos – São Paulo