Preaload Image

A relação entre o solo e os alimentos que consumimos.

Projeto “Preservar o solo é preservar a vida”

A aula foi iniciada com uma roda de conversa a partir dos seguintes questionamentos:

  • Qual a importância da agricultura e da pecuária para nossa vida?
  • Qual a diferença entre os produtos comprados no supermercado e a hortinha que a vovó tem em casa?

Em seguida, a professora trouxe algumas embalagens de alimentos que os alunos costumam consumir em casa. Dentre as embalagens foi destacada alguns produtos de origem animal e vegetal como o milho enlatado, café, leite, manteiga entre outros.

Buscou-se focar na origem dos alimentos relacionando-os com a agricultura e pecuária (por exemplo um achocolatado que usa o cacau como o principal produto).

Durante a aula, foi abordado sobre a questão da alimentação saudável e sobre a importância de comer mais alimentos frescos e menos alimentos industrializados.

No final da aula, foi possível concluir a relação entre aquele alimento e o solo, pois a origem da maioria dos alimentos está na agricultura e na pecuária e que elas têm uma estreita relação com o solo.

A maioria das crianças nunca havia percebido ou parado para pensar de onde vêm os alimentos que estão acostumadas a consumir, sendo assim, descobriram que eles têm origem na agricultura ou na pecuária o que causou admiração.