1° REUNIÃO PEDAGÓGICA 2019 ARTERIS FLUMINENSE
A Arteris Fluminense concessionária que administra a BR101 no Rio de Janeiro, promoveu no dia 29 de maio, no Espaço Ceccarelli, em Rio Bonito a 1ª reunião pedagógica de 2019 de seus programas de Sustentabilidade: Projeto Escola Arteris e Programa Viva Meio Ambiente.
O objetivo do encontro, que levou educadores de 13 cidades lindeiras a BR101, foi integrar os 46 representantes das unidades de ensino público e apresentar os diversos materiais pedagógicos que podem ser utilizados em sala de aula para tratar de trânsito e meio ambiente.
A coordenadora de Sustentabilidade da Arteris, Maria José Finardi, recepcionou os representantes das escolas, diretorias de ensino e secretarias de educação municipais com um café da manhã especial. Em seguida ela conduziu uma dinâmica para promover trocas de experiências. “As cidades dos trechos administrados têm realidades diferentes, com peculiaridades que podem ser compartilhadas e aproveitadas por todos durante o desenvolvimento dos programas. É fundamental permitir esse compartilhamento de conhecimentos”, explica.
Apresentamos os blocos de atividades do Projeto Escola e do Programa Viva Meio Ambiente. Tratam-se de exercícios diversos que podem ser aplicados em sala de aula junto a estudantes da educação infantil e dos ensinos fundamental I e II. “Os recursos pedagógicos são importantes aliados para que os educadores consigam atuar transversalmente, em paralelo ao conteúdo programático do Ministério da Educação”, afirma Maria José.
Com base nos blocos de atividades desse ano e nos gibis da Turma do Zé Quest, edições passadas, os professores foram estimulados a produzirem um “Quiz” de perguntas e respostas. Além de reforçar os conhecimentos, a atividade poderá ser aplicada dentro das escolas para os alunos e demais educadores.
Nesta reunião foi apresentado aos educadores, a nova Plataforma de Sustentabilidade da Arteris. Ferramenta que complementará o trabalho das escolas com conteúdo das áreas de educação para o trânsito e meio ambiente.