A arte do lixo!!
A arte e o lixo se relacionam como desafiar o sentido de tudo. Se no passado ambos tinham bem definidos seus significados, cada qual em seus lugares estabelecidos, em certo momento da era moderna esses conceitos se transformam: a arte pode virar lixo e o lixo pode virar arte. E quando o lixo é tema da obra de arte há sempre uma missão: transgredir ou advertir. (Adriana Menezes)
No final no século XXI, a razão do lixo ser utilizado na produção artística relaciona-se principalmente as discussões mundiais sobre o meio ambiente. É nesse contexto que ele passa a ser o foco do olhar do artista que quer mostrar as deformações da sociedade, é uma forma de protesto de conscientização por meio da arte. Um desses artistas é o brasileiro Vik Muniz, conhecido por combinar o material que usa com o tema de suas obras.
Os alunos do Sócio Educacional III da Escola de Educação Especial Paulo Freire conheceram um pouco sobre o artista Vik Muniz e algumas de suas obras feitas com materiais inusitados: lixo, açúcar e chocolate, em seguida foram desafiados a usar a criatividade e desenvolver uma obra de arte utilizando os lixos que estavam disponíveis na sala de aula.