Preaload Image

Recicláveis (Corpo Celeste)

As atividades do período da tarde contaram com a presença dos terceiros anos: A, B, e C. Aula expositiva. No início as crianças foram dispostas na sala de informática e assistiram a vídeos onde tratavam da reciclagem dentro do contexto socioambiental atual, com ênfase nos sistemas e processos de reutilização do papel.

Na sala de aula foi realizada uma roda de conversa onde os alunos fizeram seus questionamentos e conhecimentos prévios, receberam mais informações vindas de textos retirados da internet referentes ao assunto, ao final dessa etapa foi solicitado para os alunos que trouxessem revistas e jornais velhos para confeccionar o corpo celeste (Lua).

Enquanto aguardávamos a chegada dos materiais solicitados, estudamos o capítulo do livro didático onde abordou a assunto referente a Lua.

Dinâmica de grupo:  os alunos ao longo do dia foram trazendo jornais e revistas e os organizando no armário da sala de aula, após a coleta e a separação dos materiais chegou o momento de começar a confecção da Lua, com a técnica de papel machê, as professoras fizeram uma base de jornais amassados e em seguida os alunos rasgaram os jornais e revistas para começar as camadas de papéis passados cola para envolver a base, as camadas foram feitas ao longo da semana, pois a cada camada era necessário esperar algum tempo para secar, após feito todas as camadas foram recortados círculos de garrafas pet para fazer as erosões e as crateras, depois da conclusão foi feito um suporte com base de ferro fixada em um lata com cimento pintada com tinta guache preta e decorada com estrelas feitas  com caixinha de leite, a Lua foi fixada pela professora na presença dos alunos que finalizaram com uma pintura geral da Lua.

Os alunos gostaram muito do projeto, ficaram encantados com tantas informações sobre a reciclagem, que até então para eles era apenas um nome, hoje eles têm ciência de quão é importante para a natureza a reutilização dos materiais recicláveis e também aprenderam que existem os materiais que não são reutilizáveis, mas podem ser reutilizados para a adubação da terra (compostagem) e os que não são reutilizados, mas que precisam do descarte correto para que não ofereçam riscos ao meio ambiente e as vidas humanas.