Mandala
Conhecer o conceito de mandala na história e na arte indígena; Reconhecer diferentes formas geométricas presentes na construção de uma mandala; Desenvolver a percepção visual, a concentração e a sensibilidade para as cores; Ressaltar o valor da arte no desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem instigando o conhecimento de diversificadas manifestações cultural expressas artisticamente;
Iniciamos a nossa aula com a palavra ” mandala”, trabalhamos o significado em forma de texto .
Mandala significa círculo. É símbolo de integração e harmonia. Durante muito tempo foi usada como expressão artística e religiosa, através da arte indígena para rituais de cura.
Mandala é uma imagem circular composta por um padrão de forma que se repetem simetricamente em torno de um ponto central. Uma mandala é muito mais que um simples desenho. Elas são formadas por uma série de formas geométricas: círculos, triângulos, quadrados e retângulos.
Os indígenas construíam suas mandalas com areia colorida e acreditava que cada cor possuía um significado, por isso, a mandala apresenta sempre grande profusão de cores.
Vermelho: A cor do amor e da força
Azul: A cor da paz e da paciência
Amarelo: A cor do pensamento e da concentração
Verde: A cor da cura e da saúde
Lilás: A cor da bondade e da harmonia
Laranja: A cor da energia
Branco: A cor da purificação e equilíbrio, pois é a junção de todas as cores que existem na natureza
Após isso os alunos realizaram a seguinte proposta: l
Limpar um CD que não esteja mais sendo utilizado ate que fique transparente.
Obs: utilizaram álcool e esponja.
Colocar um desenho de uma mandala impressa de baixo do CD e com tinta puf fazer contorno do desenho depois colorir com cola gliter.
Utilizamos para a finalização da aula a atividades de caça palavras, materiais recicláveis do bloco de atividades.