Preaload Image

Projeto Sementinhas!

Para a criança, ter a rotina de observar o verde é quase uma aula de Biologia. “Elas ficam encantadas quando nasce um broto, sai uma folhinha ou cresce uma flor” e hoje nossa tarde teve a magia da aprendizagem de mãos dadas com a curiosidade. O tema foi as Sementinhas e contamos com o apoio do Engenheiro da Emater o Sr° Maurício, nosso amigo da escola que ensinou as crianças sobre o processo de germinação das plantinhas , entre muitos por quês , a aprendizagem foi garantida!

Quando uma criança aprende a plantar, temos a oportunidade de não apenas ensinar sobre jardinagem, mas sim criar a consciência de como as plantas impactam em suas vidas.

As crianças cantaram uma musiquinha que é assim:

Música sobre germinação:
         Uma sementinha plantada no chão
         Dormia um sono sossegado e bom
         Veio a chuva…
         O sol brilhou
         E a sementinha mexeu, mexeu, mexeu e acordou!
         Esticou os braços, estava muito apertada
         Levantou os galhos e ficou agitada
         Cresceu, cresceu,  subiu no varal
         E cheinha de flores alegrou o quintal!

Plantando as sementes

Em cada um dos recipientes escolhidos para a germinação (tubetes, bandeja de muda, saquinho de muda) faça uma pequena cova e deposite de 2 a 5 sementes.

A profundidade de cada semente deve ser calculada de acordo com seu tamanho e necessidade de luz para boa germinação.

A regra é cobrir cada semente com substrato em uma camada com cerca de 2 a 3 vezes o seu tamanho. Ou seja, geralmente camadas finas.

Existem sementes tão pequenas que nem precisam ser cobertas. Basta depositá-las na cova e pronto. Pra esse momento, juntou saquinhos de leite para preparar as mudinhas ,onde eles tem que ter pequenos cortes para melhor germinação.

Arteris 2019, Por um mundo mais sustentável!