Preaload Image

Nossa coleção de tampinhas

Para esta aula com a turma do 1°ano do Fundamental, propõe-se o trabalho com tampinhas, devido à facilidade na aquisição deste material.

A iniciativa visa conscientizar as crianças de que esse material pode ser reciclado, diminuindo o lixo ambiental, além de contribuir com a perspectiva institucional de sustentabilidade, e a aquisição dos conhecimentos matemáticos elementares.

Portanto, iniciar a problematização na Roda de Conversa, convidando as crianças a se envolverem na coleção de tampinhas da sala.

Separar algumas tampinhas e levar para a conversa.

– Você sabia que os produtos plásticos podem e devem ser reciclados? Se todos reciclarmos juntos, evitamos que produtos plásticos acabem indo para os rios e oceanos.

Propor as crianças iniciar uma coleção de tampinhas plásticas, algumas regras serão necessárias para darmos andamento em nossa coleção como por exemplo as tampinhas não poderão ser repetidas.

Com algumas tampinhas já separadas fazer com que as crianças explorem este material e realizem a contagem das mesmas e depois fazer os seguintes questionamentos:

Quantas tampinhas têm?

Qual o numeral encontrado na contagem?

Temos muitas ou poucas tampinhas?

Para que servem os números?

Converse com as crianças sobre seu cotidiano, onde elas encontram números, qual o numeral expresso em seus endereços?

Como as tampinhas podem nos ajudar a estabelecer esta relação?

Por exemplo: Para o numeral 2 (dois) quantas tampinhas eu incluiria?

Terminada a roda de conversa, motivar as crianças a trazerem diariamente tampinhas para a sala.