Observando as sinalizações próxima à escola.
Objetivos
* Reconhecer e compreender a importância das sinalizações presente no entorno da escola para a segurança, a organização e o cuidado com o meio ambiente;
* Identificar diferentes tipos de sinalizações;
*Estimular a atenção e o respeito às regras de convivência no espaço público;
*Relacionar a sinalizações com atitudes de segurança e preservação;
*Desenvolver a observação e o registro através de anotações e desenhos.
Atividade
Realizamos um passeio ao redor da escola, com o objetivo de observar a sinalizações existentes no trânsito no ambiente escolar.
Durante o percurso os alunos identificaram faixas de pedestres, placa de limite de velocidade, placa área escolar, placa de travessia de crianças, lombadas, uma rampa de acesso a deficientes físicos em uma loja próxima à escola. Perceberam também a ausência da placa de pare, pois a única sinalização PARE que existe é no asfalto.
Após o passeio conversamos sobre o significado de cada placa e a importância de respeitar as sinalizações para garantir a segurança de pedestres e motoristas e organização do trânsito.
Em sala os alunos registraram suas observações por meio de desenhos e pequenos textos explicando o que aprenderam.
A atividade foi produtiva, possibilitando aos alunos compreender a importância das sinalizações , reforçando a necessidade de respeitar as regras de trânsito para a segurança de todos.






