Preaload Image

Preservar a água

 

Chamada: É de pequeno que se aprende.

Recursos Pedagógicos: Livros, músicas, bonecas,água, banheira, bucha, sabonete, toalhas e papel.

Objetivos: Conhecer de onde vem a água e como cuidar para que não falte.

Texto: Na roda de conversa comentamos que temos observado, que algumas crianças enchem o copo e não bebem toda a água, que deixam a torneira aberta enquanto lavam as mãos. A partir daí perguntamos:

  • De onde vem a água?
  • Como utilizamos a água no dia a dia?
  • Como encontramos a água? Ela é sempre líquida?
  • Como devemos fazer para cuidar da água?

Mostramos para as crianças o estado sólido da água, pegamos umas pedrinhas de gelo na cozinha e ficamos observando ela derreter, em seguida realizamos a leitura para as crianças da história da Maria Gotinha.Através da história as crianças visualizaram de onde vem a água e como devemos usá-la sem desperdício. Trabalhamos o desperdício orientando na hora da escovação, para fechar a torneira enquanto está escovando os dentes. Quando for ao banheiro lavar bem as mãos e não brincar com a água. Realizamos uma atividade para aprender a tomar banho, usando uma bolinha de papel, começamos a brincar de tomar banho, foi muito divertido e para encerrar demos banho nas bonecas.