DESCOBRINDO AS PLACAS DE TRÂNSITO
As crianças observam o ambiente ao seu redor com curiosidade e interesse. As placas de trânsito fazem parte do cotidiano e, mesmo que não saibam ler, podem reconhecer seus formatos, cores e símbolos. O projeto visa desenvolver a percepção visual, o respeito às regras de convivência e o senso de cidadania desde a infância.
Objetivos:
Despertar o interesse das crianças pela sinalização de trânsito e promover a educação para o trânsito de forma lúdica e significativa.
Reconhecer algumas placas de trânsito e seus significados.
Compreender a importância das regras para a segurança.
Desenvolver o senso de observação e registro.
Estimular a oralidade, a escuta e a atenção.
Desenvolvimento:
Iniciamos a conversa com as crianças sobre o que elas já sabem sobre o trânsito e as placas. Mostramos imagens de diferentes placas e perguntamos: “Para que servem?”, “Onde vocês já viram?
Depois da conversa as crianças foram com a professora fazer uma caminhada nas proximidades da escola para observar as placas de trânsito e sinalização de pedestre.
Durante a observação das placas foram conversando no caminho sobre o que cada uma delas representava. Em seguida, uma criança simulou ser o veículo confeccionado de caixa de papelão e os demais alunos atravessaram na faixa de pedestre.
Ao retornar para a sala de aula, as crianças conversaram sobre o que viram na rua e desenharam as placas observadas.
Conclusão
O desenvolvimento das atividades propostas teve como objetivo principal despertar o interesse das crianças pela sinalização de trânsito e promover a educação para o trânsito de forma lúdica e significativa. Ao longo do processo, foi possível observar o envolvimento e a curiosidade dos alunos ao reconhecerem algumas placas de trânsito e compreenderem seus significados, refletindo sobre a importância das regras para garantir a segurança de todos.
As experiências proporcionadas estimularam o senso de observação e o registro, bem como fortaleceram habilidades essenciais como a oralidade, a escuta atenta e a concentração. Através de jogos, brincadeiras, rodas de conversa e vivências práticas, as crianças puderam aprender de forma ativa e prazerosa, consolidando valores como respeito, responsabilidade e cuidado no trânsito.
Esse trabalho evidencia a importância de iniciar, desde a infância, uma formação cidadã voltada para atitudes conscientes e seguras no cotidiano.