2ª Etapa Projeto Pipa Segura
Projeto Pedagógico: “Pipa Segura, Vida Preservada”
Público-alvo
Alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
Justificativa
A prática de soltar pipas é cultural e recreativa, mas o uso de linhas cortantes como cerol e linha
chilena representa um grande risco à vida, especialmente para motociclistas e ciclistas. Este
projeto visa sensibilizar os alunos sobre os perigos associados a essas práticas e envolvê-los
como agentes de mudança por meio de atividades educativas, artísticas e ações de
conscientização comunitária.
Objetivos
Geral
Conscientizar os alunos sobre os riscos do uso de cerol e linha chilena, promovendo uma cultura
de responsabilidade e segurança no uso de pipas.
Específicos
• Estimular a produção artística e criativa com foco em campanhas educativas.
• Desenvolver senso crítico e responsabilidade social.
• Promover o protagonismo juvenil através de ações práticas de conscientização.
• Incentivar a comunicação e expressão por meio da videoarte.
• Alertar a comunidade, em especial motociclistas, sobre medidas de proteção, como o uso da
antena corta-pipa.
Metodologia
1. Aula expositiva e roda de conversa
• Tema: Riscos do cerol e da linha chilena
• Exibição de vídeos e depoimentos reais.
• Discussão sobre leis que proíbem o uso dessas substâncias.
2. Produção artística e informativa
• Cartazes: Com mensagens de alerta e prevenção, a serem afixados em murais da escola
e em locais públicos.
• Folhetos educativos: Elaborados pelos alunos, com linguagem acessível, ilustrados com
dados e dicas de segurança.
• Oficinas de criação: Realizadas durante as aulas de Artes, Português e Ciências.
3. Campanha de conscientização na escola
• Dia D – Instalação de antenas corta-pipa:
Parceria com mecânicos ou voluntários da comunidade para instalação gratuita de antenas
em motocicletas.
Os alunos atuarão como multiplicadores, abordando motociclistas e distribuindo folhetos
informativos.
Exposição de cartazes e faixas feitos pelos alunos no entorno da escola.
4. Produção de videoarte
• Grupos de alunos irão roteirizar, gravar e editar vídeos com mensagens de
conscientização.
• Temas sugeridos: perigos do cerol, empatia e responsabilidade, segurança no trânsito.
• Orientação por professores de Artes e Língua Portuguesa.
5. Sessão de exibição
• Exibição dos vídeos em evento na escola, aberto à comunidade.
• Debate com os alunos sobre o impacto da campanha.
• Premiação simbólica para os vídeos mais criativos ou impactantes.
Avaliação
• Participação dos alunos nas atividades propostas
• Qualidade e criatividade dos materiais produzidos
• Alcance e impacto da ação comunitária
• Feedback da comunidade escolar e local
Resultados esperados
• Conscientização dos alunos e da comunidade sobre os riscos do cerol
• Redução de acidentes e uso de linhas cortantes na região
• Fortalecimento do protagonismo juvenil e da integração escola-comunidade
Nesta etapa foram convidados a dar palestra a PRF, a CET e a PMMG