Musicalização: ônibus
Apresentação: A musicalização atua como uma linguagem universal e inclusiva, permitindo que as crianças se expressem de maneiras que vão muito além da verbalização. Cada batida, cada canto e cada movimento são uma forma de comunicação que vai sendo construída ao longo do tempo. Pensando nisto, a E.M. Capelinha proporcionou um ambiente de aprendizado musical com alunos, pois compartilham momentos e experiências significativas com seus colegas. Essa troca cria laços de amizade e solidariedade, contribuindo para um desenvolvimento emocional saudável.
Público alvo: Alunos da Ed. Infantil.
Objetivos: Promover a compreensão sobre o trânsito e suas regras através da música, estimulando a expressão artística e o respeito ao próximo.
Desenvolvimento: A facilitadora organizou as crianças em um círculo para iniciar a atividade. A proposta foi levar as crianças a explorar o tema do trânsito através da música, estimulando tanto a expressão artística quanto a compreensão social sobre as regras e sinais que regem a convivência nas cidades. Com as crianças em círculo, a facilitadora distribuiu pedaços de tecido e explicou os movimentos que as crianças deveriam realizar com a música. Após terminar atividade, Promoveu um momento de discussão onde puderam compartilhar suas ideias e sentimentos sobre as atividades realizadas. Lançando perguntas como: O que devemos fazer quando vemos um semáforo vermelho?
– Por que é importante respeitar as regras de trânsito?
– O que você sentiu ao dançar e cantar sobre o trânsito?
– Você já viu algum sinal de trânsito na sua rua? O que ele indica?
Avaliação: A avaliação aconteceu em todo o momento observando como os alunos interagiram com a música.








