Preaload Image

EDUCAR PARA HUMANIZAR O TRÂNSITO

CHAPEUZINHO VERMELHO VAI ÀS COMPRAS

Cuidados no trânsito

Objetivos

Conscientizar sobre os cuidados ao atravessar a rua.

Identificar e compreender o significado de placas de trânsito, semáforo e faixa de pedestres.

Explorar diferentes meios de transporte.

Relacionar a história ao cotidiano de compras.

Desenvolvimento da Atividade

1. Contação da História Adaptada

A professora conta que a Chapeuzinho Vermelho foi ao mercado comprar frutas para a vovó.

No caminho, ela encontra ruas movimentadas e precisa seguir as regras de trânsito para chegar com segurança.

VIDEO: https://www.youtube.com/watch?v=wcr_YTBk-Yc

2. Roda de Conversa

Quais cuidados devemos ter ao atravessar a rua?

Para que servem o semáforo, a faixa de pedestres e as placas de trânsito?

Quais meios de transporte podemos usar para ir ao mercado?

3. Atividade Prática

Jogo de travessia: com fita no chão simulando a rua, os alunos representam pedestres atravessando apenas quando o “semáforo humano” (colega segurando cartaz verde/vermelho) autorizar.

Placas de transito: reconhecimento e identificação das placas através do vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=0MoYGCher8w

Feira da Chapeuzinho: organizar na sala uma “mini feirinha” com frutas de brinquedo ou imagens. Os alunos recebem “moedas e cedulas” de papel para comprar os itens.

4. Construção do Gráfico

Perguntar: “Qual meio de transporte vocês acham que a Chapeuzinho poderia usar para ir às compras?” (ônibus, carro, bicicleta, a pé, moto, etc.).

Registrar as escolhas no quadro e montar um gráfico de colunas ou pictograma junto com a turma.

Encerramento

Revisar os cuidados no trânsito.

Valorizar a importância de respeitar regras de segurança.

Relacionar a atividade ao cotidiano dos alunos.