Preaload Image

Cores e formas no trânsito!

Apresentação : A proposta da Ed. Infantil, da E.M. Capelinha, foi elaborar uma atividade lúdica que trabalhasse as cores e formas geométricas no trânsito para a aprendizagem lúdica e prática das crianças, desenvolvendo habilidades relacionadas ao reconhecimento e ao entendimento de cores, utilizando de pistas de carrinhos com diferentes formas geométricas para incentivar as crianças ao diálogo, associando o movimento dos carros à forma geométrica.

Público alvo: Alunos da Ed. Infantil ao Ensino Fundamental.

Objetivos: – Desenvolver o reconhecimento e a compreensão das cores do semáforo, incentivando a interação e a comunicação entre crianças, além de promover a consciência sobre as regras de trânsito de forma lúdica.
– Proporcionar experiências práticas que possibilitem às crianças entenderem a função de cada cor do semáforo.
– Fomentar a interação social entre crianças e adultos por meio de brincadeiras.
– Estimular o reconhecimento e a expressão de emoções através de atividades artísticas que envolvam as cores.

Desenvolvimento: Iniciar a aula com uma breve explicação sobre o que é um semáforo e perguntar se algum dos alunos já viu um. Mostrar imagens de semáforos e perguntar o que cada cor significa, explicando que o semáforo é um dos sinais mais conhecidos nas nossas cidades, servindo para regular o fluxo de veículos e pedestres. A forma como usamos o semáforo impacta diretamente na segurança de todos ao nosso redor. As cores – vermelho, amarelo e verde – não são apenas simples pigmentos que encontramos; elas carregam significados profundos. O vermelho indica “pare”, o que significa que é hora de ficar imóvel e aguardar; o verde é um sinal claro para avançar, seguindo em frente com segurança. E o amarelo não é apenas uma cor intermediária; ele serve como um alerta para ficarmos atentos, sendo fundamental que todos nós respeitemos essas indicações para assegurar que cada viagem, ainda que curta, ocorra com segurança.

Em seguida, foi proposto que as crianças pintem suas próprias representações de semáforos usando as cores vermelha, amarela e verde. Ao término da atividade, as crianças exploraram circuitos com carrinhos e formas geométricas, que não restringiu às cores do semáforo, mas incluiu conversas sobre as regras de trânsito, a importância de olhar os dois lados da rua antes de atravessar e o uso das faixas de pedestres. Equipar as crianças com esse conhecimento é crucial para seu desenvolvimento enquanto cidadãos.

Após as atividades, reunir as crianças em um círculo e discutir sobre o que aprenderam. Perguntar sobre sua cor favorita do semáforo e por que é importante respeitar as sinalizações.

Conclusão: As conversas sobre as cores do semáforo se manteve em pauta durante outros momentos do dia, através de brincadeiras, canções e interações nos intervalos, de modo que as crianças pudessem assimilar o tema de maneira mais natural e duradoura, tornando-se elementos ativos na construção de sua aprendizagem.

Avaliação: Avaliação ocorreu em todo a atividade, observando atitudes das crianças referentes ao tema, pois não é só trabalhar as cores , mas também a importância delas para ajudar as pessoas nas ruas, mostrando onde parar e onde seguir.