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Educação Ambiental

O presente projeto foi realizado com o objetivo de levar aos alunos uma conscientização de que desde pequenos devemos nos cuidar e preservar a natureza pois a mesma é de suma importância para a sobrevivência das mais diversas formas de vida do planeta.

Iniciamos com literaturas, vídeos, conversações, pesquisas com os pais sobre a importância e funcionalidade das árvores para vida terrestre vídeos educativos, textos informativos, imagens, curiosidades, slides com informações
importantes sobre o habitat, a região das Araucárias e da Gralha Azul, suas características, as partes da árvore, raiz, tronco, fruto, semente que serve para alimentação da fauna, temporada do pinhão, o risco de extinção, desmatamento, os principais fatores que conduziram à degradação, curiosidades, culinária realizada com o pinhão, pontuando seu impacto ambiental e questões socioambientais.

O segundo passo foi incluir  todos estes conhecimentos e aprendizagem, para a
construção coletiva um livro de literatura: A Araucária e a Gralha Azul.

O próximo passo, para conciliar a teoria com a prática e trazer uma aprendizagem mais
significativa as crianças realizaram o plantio da semente do pinhão, puderam identificar a melhor
tipo de solo para fazer o plantio, onde observaram o processo de germinação da semente da
araucária (pinhão) os estudantes acompanharam o crescimento da Araucária e também ajudaram
regando as mudas sempre que necessário, as mudas que foram plantadas pelas crianças ficaram no quintal da
escola, cresceram e foram levadas juntamente com árvores frutíferas que foram doadas por
professores, foram plantadas na Escola Agrícola Municipal Pref. José Schultz Filho de Mafra, no
espaço da Trilha Ecológica da mesma, esta atividade prática proporcionou aos alunos uma
aprendizagem significativa, permitindo uma conexão com a natureza e a conscientização e o
cuidado com o meio ambiente.
Foram plantadas mais de vinte e cinco mudas de árvores: Araucárias, Paineira Rosa,
Nêspera e Pitanga, tivemos o auxílio de professores, inclusive do AEE (Atendimento Educacional
Especializado), estagiários, dos alunos do nono ano e do professor de Práticas Agrícolas da
Escola Agrícola os mesmos indicaram o lugar mais adequado para fazer o plantio.

A referida atividade possibilitou a conscientização, a interação e o cuidado com o meio ambiente promovendo a sustentabilidade.