Preaload Image

MEIO AMBIENTE

Iniciamos o Projeto Meio Ambiente – Reciclar é Preciso, devido um problema que existe há anos no entorno da nossa escola. A lixeira  comunitária de uma rua próximo ao estacionamento da escola, sempre está cheia. Os moradores tem duas  opções de separar o “lixo”, material reciclável e levar para nossa escola José Pereira de Borba, pois a escola é um ponto de coleta seletiva ou entregar diretamente á cooperativa que passa com o caminhão uma vez por semana. Mas esses moradores não tem a consciência sobre a importância de reciclar. Os cachorros espalham todos os “lixos” que são colocados na lixeira no estacionamento da escola.

Ao abordarmos o tema meio ambiente. Perguntamos: Quais ações poderíamos fazer para melhorar o entorno da nossa escola? Diante desse problema planejamos uma sequencia de atividades, pois  sustentabilidade na escola consiste na aplicação no meio escolar de um conjunto de práticas e ensinamentos focado na questão do desenvolvimento sustentável do planeta.

Cada turma de 2º ano ficou responsável por uma ação: rastelar o lixo, recolher o lixo e entregar panfletos aos moradores no entorno da escola conscientizando sobre a importância de deixar o local limpo e descartar os materiais recicláveis corretamente.

Foi uma experiência muito produtiva, pois os alunos observaram o quanto é importante deixar o ambiente limpo e que podemos ter atitudes que favorecem a limpeza do nosso ambiente.

Em roda de conversa eles conseguiram perceber que as notícias de alagamentos que assistem na televisão, são consequências de lixos jogados de forma incorreta que entopem os tubos, causando enchentes.

Tal atitude,  reforça a importância de se trabalhar a sustentabilidade na escola é o fato de que os principais hábitos de um indivíduo são desenvolvidos desde cedo, durante a infância. Portanto, a escola precisa introduzir esse tema o quanto antes, para que a educação dos alunos leve à formação de adultos com valores e conhecimentos sólidos a respeito das relações entre o ser humano e o meio ambiente. Só dessa forma pode ser possível controlar o impacto dos problemas ambientais nos próximos anos.