O que é trânsito?
Apresentação/ Justificativa: O trânsito é um tema de grande relevância na formação cidadã das crianças, principalmente no contexto atual, onde questões relacionadas à mobilidade e segurança se tornam cada vez mais cruciais. Com o intuito de desenvolver a percepção de risco, a conscientização e a doação de atitudes seguras em todas as condições de usuários de trânsito, como condutor ou passageiro, ciclista ou pedestre, a E.M. Capelinha desenvolveu a ação com o objetivo de abordar aspectos importantes do trânsito, proporcionando aos alunos do Ensino Fundamental uma compreensão adequada sobre a convivência no espaço urbano e rural e as regras de segurança necessárias para a proteção de todos.
Público alvo: Alunos do 1º ao 5º ano de Ensino Fundamental.
Objetivos: Promover um diálogo inicial sobre o trânsito, estimulando o interesse dos alunos, estabelecendo uma conexão entre o cotidiano da criança e o aprendizado sobre o trânsito.
Desenvolvimento: Numa roda de conversa apresentar o tema da semana, começando pelo questionamento: o que é trânsito? A partir das respostas deles, dizer que trânsito não se resume somente a carros ou acidentes, e sim que existem o trânsito de pessoas, animais e etc. Seguindo com a roda de conversa, explorou as situações problemas:- como podemos nos manter seguros ao atravessar a rua ? – E quais são as consequências de não respeitar as sinalizações de trânsito? – O transito da zona rural é o mesmo que na zona urbana? E quais atitudes seguras para caminhar por estas áreas ( atitudes de pedestres em uma cidade e atitudes de pedestres na zona rural) ? Após ouvir relatos dos alunos, a facilitadora, complementou ,dizendo que ainda que existam muitas diferenças, a atenção e os sentidos ( como, por exemplo, visão, audição) são importantes em quaisquer locais e circunstancia. A seguir, contou uma história na lata : o que é transito? Contextualizando com a fala anterior: O trânsito faz parte do cotidiano das nossas cidades e envolve diversas interações sociais. Por isto é essencial desde cedo entenderem a importância de respeitar as regras de trânsito, não apenas como pedestres, mas também em outras funções que poderão exercer ao longo de suas vidas, como ciclistas ou motoristas. Num segundo momento, a facilitadora, organizou a turma em dois grupos para realização de cartazes: elementos do transito e sinalizações ( os grupos tiveram acesso a imagem diferenciadas e escolheram realizando separação do que entraria no trabalho. O trabalho foi realizado em parcerias atentando para o que foi discutido anteriormente. Conclusão: o trabalho em grupo favoreceu uma interação com diálogos e comprometimento com o trabalho que seria realizado. A ação serviu para observar o que os alunos entenderam sobre o tema, partindo do que eles já sabiam.
Avaliação: Avaliar como os alunos idêntica o trânsito na zona rural e urbana e quais atitudes devem tomar em cada área.