Preaload Image

Explorando a natureza do habitat!

Nos dias atuais estamos vivendo momentos de preocupação quanto aos recursos naturais. Cada dia, sentimos mais a necessidade de ações urgentes para amenizar os impactos ambientais. Pensando nisso, a E.M. Capelinha realizou uma ação com vivência no campo da associação de moradores do local com observação das árvores e espécies, sensibilizando as crianças sobre a importância das árvores e da preservação ambiental, promovendo assim, consciência ecológica estimulada pela curiosidade e  aprendizado sobre a natureza.

Público alvo: 1º ano ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Objetivos: Reconhecer a importância das árvores para o meio ambiente, promovendo observação e exploração do ambiente natural de forma  segura e respeitosa, incentivando sobre a importância da preservação do meio.

A facilitadora levou alunos para o campo na associação de moradores local no ônibus escolar chegando ao local a facilitadora utilizou a metodologia ativa e participativa utilizando a exploração do ambiente natural como base para o aprendizado a aula iniciou entre os pés de árvores com uma roda de Conversa onde as crianças puderam compartilhar o que sabiam sobre as árvores em seguida foi realizada atividades práticas como a observação de árvores seguida de discussões. Durante a conversa foram abordados temas como: a função das árvores no ecossistema, a importância da fotossíntese, os danos causados pelo homem, as diferentes tipos de árvores e suas utilidades, além de discussões sobre como podemos cuidar do meio ambiente e conversa sobre o córrego que está que existia ali naquela região e hoje já não existe mais a ação é para intensificar a conscientização sobre a necessidade de preservação conservação e uso consciente dos recursos naturais explorando a natureza do hábitat.

Esperamos com ação intensificar a reflexão sobre a importância das árvores  e desacelerar um pouco para viver o pre4sente.Com a ação aprendemos a contemplar  e prestar mais atenção as nossas emoções.

A avaliação será feita, observando a participação das crianças nas atividades de linguagem oral e capacidade de trabalhar em grupo e compreensão dos conceitos discutidos.