Projeto Criança no trânsito.
Justificativa:
Acerca de 500 anos A.C., Pitágoras pai do conceito de justiça, declarou: “Educai as crianças e não será preciso punir os homens”.
Partindo desse princípio, entendemos a importância da educação das crianças também no trânsito afim de conscientizá-las a respeito das leis de trânsito, o comportamento e atitudes adequadas enquanto pedestres e motoristas.
A escola tem papel fundamental na educativa para o trânsito e é o espaço determinante de formação de cidadãos conscientes e críticos.
Objetivos:
A educação no trânsito tem como objetivo formar o comportamento do cidadão enquanto usuário das vias públicas na condição de pedestre, motorista ou passageiro.
Objetivos específicos:
- Conhecer as formas, cores e os significados das placas mais utilizadas no trânsito, do semáforo, da faixa de pedestre e outros componentes das vias públicas;
- Identificar locais de riscos para brincadeiras;
- Orientações para as crianças entenderem como se comportar nos veículos em movimento;
- Demonstrar solidariedade frente às situações ocorridas no trânsito.
Conteúdo:
- Conversa informal para verificação sobre conhecimento prévio sobre o assunto e relatos espontâneos a respeito do cotidiano dos alunos e familiares no trânsito;
- Observação do trajeto casa-escola e vice-versa;
- Cartilha “Pedalando para o futuro”: textos informativos, caça-palavras, labirintos, colorir quadrinhos com informações pertinentes ao tema, jogo dos erros para colorir, placas de trânsito;
- Conversa sobre comportamentos corretos no trânsito para pedestres, ciclistas, passageiros de ônibus, vans, motociclistas e motoristas, e sobre lugares apropriados para brincar de skate, patins, patinetes, bicicletas e bolas.
Recursos utilizados:
- Bicicletas – placas de trânsito;
- Capacetes – os próprios alunos;
- Monitores patrocinados pela Arteris – Pedalando para o futuro;
- Os próprios alunos.
Avaliação:
O projeto “Criança no trânsito” foi bem sucedido, pois aumentou a conscientização e promoveu comportamentos mais seguros no trânsito entre as crianças que participaram das atividades práticas desenvolvidas pelos monitores.
É importante continuar investindo em iniciativas semelhantes visando criar uma geração mais consciente e responsável em relação à segurança no trânsito.
Síntese do que foi trabalhado numa roda de conversa, seguido de desenhos.
Alunos do 4º ano B.










