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Projeto Criança no trânsito.

Justificativa:

Acerca de 500 anos A.C., Pitágoras pai do conceito de justiça, declarou: “Educai as crianças e não será preciso punir os homens”.

Partindo desse princípio, entendemos a importância da educação das crianças também no trânsito afim de conscientizá-las a respeito das leis de trânsito, o comportamento e atitudes adequadas enquanto pedestres e motoristas.

A escola tem papel fundamental na educativa para o trânsito e é o espaço determinante de formação de cidadãos conscientes e críticos.

Objetivos:

A educação no trânsito tem como objetivo formar o comportamento do cidadão enquanto usuário das vias públicas na condição de pedestre, motorista ou passageiro.

Objetivos específicos:

  • Conhecer as formas, cores e os significados das placas mais utilizadas no trânsito, do semáforo, da faixa de pedestre e outros componentes das vias públicas;
  • Identificar locais de riscos para brincadeiras;
  • Orientações para as crianças entenderem como se comportar nos veículos em movimento;
  • Demonstrar solidariedade frente às situações ocorridas no trânsito.

Conteúdo:

  • Conversa informal para verificação sobre conhecimento prévio sobre o assunto e relatos espontâneos a respeito do cotidiano dos alunos e familiares no trânsito;
  • Observação do trajeto casa-escola e vice-versa;
  • Cartilha “Pedalando para o futuro”: textos informativos, caça-palavras, labirintos, colorir quadrinhos com informações pertinentes ao tema, jogo dos erros para colorir, placas de trânsito;
  • Conversa sobre comportamentos corretos no trânsito para pedestres, ciclistas, passageiros de ônibus, vans, motociclistas e motoristas, e sobre lugares apropriados para brincar de skate, patins, patinetes, bicicletas e bolas.

Recursos utilizados:

  • Bicicletas – placas de trânsito;
  • Capacetes – os próprios alunos;
  • Monitores patrocinados pela Arteris – Pedalando para o futuro;
  • Os próprios alunos.

Avaliação:

O projeto “Criança no trânsito” foi bem sucedido, pois aumentou a conscientização e promoveu comportamentos mais seguros no trânsito entre as crianças que participaram das atividades práticas desenvolvidas pelos monitores.

É importante continuar investindo em iniciativas semelhantes visando criar uma geração mais consciente e responsável em relação à segurança no trânsito.

Síntese do que foi trabalhado numa roda de conversa, seguido de desenhos.

Alunos do 4º ano B.