Semana do meio ambiente
Ao explorar os elementos que compõe a natureza, como terra, areia, árvores, pedras, gravetos, plantas e água as crianças fazem comparações, descobrem e identificam as sensações e aprendem sobre a importância de respeitar o meio ambiente. Pensando nessa importância, fizemos hoje uma experiência com água limpa e água suja, onde fiz os seguintes questionamentos: “O que podemos fazer com a água limpa? (Beber, tomar banho, fazer comida, dar de beber para os animais, lavar louça e roupas, etc.)”. “E quando as pessoas começam a jogar sujeira nos rios, bueiros e a contaminar a água com produtos químicos, o que será que acontece com a água? Será que dá para os peixes viverem nessa água suja?” Em seguida fizemos dois rios (coletivamente), utilizando tinta guache, um RIO LIMPO, e em seguida um RIO SUJO. E continuei fazendo os questionamentos: “Quando o rio está sujo, de que cor ele fica? Dá pra se observar os peixes vivos nadando nessa água? Deixamos esse cartaz exposto na sala para continuar a exploração do mesmo, na próxima aula.