Comportamento seguro no trânsito!
Apresentação/ Justificativa: A proposta apresentada para a Semana do Pedestre é inserir momentos de reflexão e diálogos sobre o trânsito num contexto sociocultural, utilizando de dinâmicas para fazer provocações nos alunos. O ser humano, no papel de cidadão deve se envolver no respeito às regras independentes da fiscalização, além de adotar comportamentos compatíveis com as necessidades de um trânsito seguro.
Público Alvo: Alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Objetivos: A ação educativa tem o objetivo de conscientizar sobre a importância da travessia segura na faixa de pedestre e o respeito a esta sinalização de trânsito. E estimular a participação dos alunos refletindo sobre dois pontos: a importância de cada um no trânsito e o segundo, como fazer a diferença em situações do dia a dia.
Desenvolvimento: O facilitador colocou alunos em círculo e deu balões amarelos a cada um para encher. Em cada balão existia uma palavra relacionada a trânsito (faixa de pedestre, semáforo, ultrapassagem…).Antes de iniciar, explicou as regras para o grupo. A um sinal, os alunos Começaram a jogar bexigas cheias para o grupo manter no ar enquanto tocava uma música. O facilitador começou a retirar aleatoriamente um aluno da brincadeira, até que não restasse alunos suficientes que conseguissem manter as bexigas no ar. Quando terminou a brincadeira pediu para que refletissem sobre o que estava escrito dentro de cada balão. Cada aluno estourou a bexiga e discutiu o tema com os colegas, contribuindo com falas para as perguntas da facilitadora: qual a importância de todos participarem da brincadeira? o que mudou quando as pessoas foram saindo da brincadeira? porque é importante a participação de todos no trânsito? como fazer a diferença no trânsito? como todos os cidadãos poderiam contribuir para um trânsito melhor? que ações podem ser realizadas diariamente dentro do tema para contribuir com a sociedade? A seguir, os alunos foram levados para uma rua simulada(tnt) para dividir em dois grupos: fato ou fake. Cada aluno recebeu uma placa escrito fato ou fake e na medida que a facilitadora fosse colocando as afirmativas ou negativas, alunos teriam que se locomover mostrando a resposta: fato ou fake.
Conclusão: Pode-se perceber que as ações realizadas despertaram a curiosidade e a empatia nas crianças envolvidas. A atenção nas dinâmicas demonstram para nós que a falta de atenção pode ocasionar acidentes. Por isto, o pedestre deve estar atento em relação à determinadas orientações para uma locomoção segura, dentre elas está a faixa de pedestre, que deve ser usada durante a travessia de ruas, vias e avenidas.
Avaliação: Avaliar posturas dos envolvidos nas ações, verificando atitudes relacionadas ao tema para intervir quando necessário for.