Preaload Image

Circuito das placas

A educação infantil propõe um trabalho lúdico para alunos conhecerem as placas e se divertirem.

Público alvo: Educação Infantil.

Objetivos: O objetivo é explorar as placas/ conceitos e identificação, assim como o semáforo também.

Refletir com os alunos que ao atravessar a rua precisam olhar para os dois lados, no sinal, precisam saber das cores do semáforo ( onde possui) para atravessar em segurança, e outros…e assim, formar cidadãos conscientes e responsáveis na pistas, de modo a prevenir acidentes.

Desenvolvimento: As atividades iniciarão com representação de historia oral pela professora: A menina que parou o trânsito, autor Fabrício Valério e ilustração Bruna Assis Brasil. É uma história para refletir sobre as adaptações que o mundo faz para receber as tecnologias, o concreto (os aranha céus), as paredes, os meios de movimentação como carros, motos, etc. Porém, pouca preocupação tem com as pessoas que se movimentam por todos os lados, como calçadas amplas e pavimentadas para as crianças que “ainda” jogam bola na rua, as bicicletas que circulam por todos os lados…A prioridade são as ruas para receber cada vez mais automóveis, e as calçadas estão cada dia menores, mais estreitas…O livro é uma reflexão e ao mesmo tempo uma preocupação com o crescimento acelerado das coisas, dando sempre prioridades para o material, mais do que para as pessoas, para os seres humanos. O livro nos convida a pensar sobre a mobilidade urbana e ao empoderamento infantil, que em minha opinião é um assunto totalmente importante, mas que é claramente irrelevante para a sociedade… Porque faz tempo que a criança não tem vez, não tem espaço para fazer escolhas… A criança nasce e em poucos meses já é entregue para uma instituição que cuidará dos seus dias, da sua vida, etc. Ao término da história, momento de roda de conversa, perguntando sobre fatos acontecidos na contação, recontar os fatos da história estimulará a organização de seus pensamentos e fala, mostra os cuidados
que devemos tomar para termos um trânsito seguro. Observe os personagens, as ações e reações de cada um, realizando perguntas: – Qual parte da história a criança mais gostou? – As crianças podem sair de casa sozinhas?
– Quem anda de moto precisa colocar alguma coisa para se proteger? (capacete) – No carro onde as crianças devem sentar (banco de trás), e sempre precisam estar com? (cinto de segurança) – Quais os tipos de transportes que aparecem na história? (bicicleta, moto, carro, ônibus, helicóptero…)-  o que acham da maneira com que cada personagem lida com o trânsito parado ou se já participou de alguma circunstância parecida com a da história?
A seguir , pedir que reproduzam os sons apresentados na história como: sirenes, buzinas, motor dos veículos, apitos, e gritos para que tenham uma percepção sobre a poluição sonora emitida no trânsito. Leve a criança a compreender com as observações, que é possível ter paciência e empatia no trânsito, sermos responsáveis e cuidarmos uns dos outros. Apresentar para as crianças a imagem do semáforo (ATIVIDADE INDIVIDUAL), em seguida solicitar um momento de conversa,  falando sobre a importância do semáforo e que existe um para os veículos e outro para nós pedestres, como por exemplo: que este semáforo é usado para orientar os
motoristas pelas ruas da cidade mostrando a eles a necessidade em aguardar o sinal verde para seguir com seus veículos, e o vermelho para parar e aguardar o pedestre atravessar e que nós pedestres precisamos utilizar a calçada para nos locomover aguardando o semáforo de pedestres ficar verde para atravessar a rua com segurança. Aproveite este momento para relembrar as cores do semáforo de veículos e o que cada uma significa como: vermelho PARE, amarelo ATENÇÃO e verde SIGA. E que o semáforo de pedestres possui somente duas cores: o vermelho PARE e o verde SIGA.

Agora é hora da atividade explorando as vogais em circuito com carrinhos. Alunos precisam ao comando do professor, levar os carrinhos nos circuitos das vogais e falar nomes de coisa/ objetos que começam com a letra.

A ação termina com um circuito das placas, no pátio.

Avaliação: Avaliar toda forma de expressão e ideias apresentadas estimulando o diálogo e atenção.