Maio Amarelo – Escola Amarela!
A proposta da E. M. Capelinha é aproveitar o tema: Maio Amarelo e conscientizar sobre a segurança para a vida, isto engloba observar e refletir alguns atos de pedestres e motoristas.
Público alvo: crianças de 03 a 12 anos ( ed. infantil e ensino fundamental)
Desenvolvimento: traz para ação temática, a ESCOLA AMARELA, onde a comunidade escolar decoram a escola com a cor amarela usando bolsa, dobraduras e outros materiais, estimulando a comunicação por meio de um painel colaborativo( vai estimular reflexões sobre excesso de velocidade, gentilezas no trânsito e respeito ao direito de todos, importância da sinalização, uso de faixas, etc), com tema intitulado: como você pode ajudar a tornar o transito mais seguro?
Em uma roda de conversa, explorar as atitudes necessárias para diminuir as mortes e lesões no trânsito. Estimule a reflexão sobre questões como:
- O excesso de velocidade;
- O uso do capacete, do cinto de segurança, dos dispositivos de segurança para bebês e crianças pequenas, do capacete para ciclistas;
- Uso da faixa de pedestres, atenção nas travessias, ver e ser visto, respeito ao semáforo;
- Importância da sinalização e o respeito a ela;
- Consequência sobre a mistura de bebida x direção, celular x direção;
- Gentilezas e respeito ao direito de todos em circular com segurança pela cidade (incluindo pessoas idosas, com deficiência e crianças);
- Exercer a cidadania no trânsito também inclui reivindicar vias mais seguras e transporte público adequado.
Após a conversa, incentivar a turma a escolher um local movimentado da escola e a montar um painel em amarelo.
“COMO VOCÊ PODE AJUDAR A TORNAR O TRÂNSITO MAIS SEGURO?”
Disponibilize post-its amarelos para a escrita das mensagens , orientando a turma a produzir pequenos cartões de cor amarela, no formato que desejarem.
Deixe canetas e colas ao lado do painel e incentive-os, durante todo o mês, a compartilhar suas ideias e deixar uma contribuição.
Enquanto um grupo da turma prepara o painel e os cartões, outro deve ficar responsável por encher os balões amarelos e, em seguida, juntá-los de acordo com o critério que decidirem, de forma a ficarem organizados de maneira diferente das demais turmas.
O importante é que os balões devem ser pendurados de forma espalhada pela escola, para decorar vários ambientes.
Avaliação: Acompanhar os passos de cada turma na construção do ambiente e observar a postura diante as situações apresentadas.








