Preaload Image

Aprendendo um novo gênero, e construindo um novo brinquedo

Alunos do 2° ano A, os alunos aprenderam um novo Gênero Textual, Gênero Instrucional.

1º aula: Iniciei a aula com uma roda de conversa, e questionei se alguém saberia me dizer o que era,  e para que servia o gênero instrucional. Os alunos deram várias opiniões sobre o tema trabalhado. Após esse momento expliquei o que era e onde usávamos o gênero instrucional.

Após essa roda de conversa, expliquei para os alunos que iriamos trabalhar uma sequencia didática sobre o Gênero Instrucional, e que nosso produto final seria a construção de um trenzinho feito de rolinhos de papel higiênico, e que eles deveriam trazer para as próximas aulas 4 rolinhos e 12 tampinhas de garrafa.

2° aula: Fiz uma retomada do assunto e pedi que os alunos fizessem a leitura do texto no livro didático.

Em seguida fizemos a interpretação oral e escrita. Nessa aula os alunos puderam observar através de imagens como eram as etapas a ser seguidas para executar o  gênero instrucional.

3° aula: Expliquei para os alunos que nessa aula eles iriam pintar os rolinhos. Montei os grupos e disponibilizei os materiais. Notei que eles se divertiram muito pintando. Após a pintura colocamos os rolinhos para secar.

4° aula: Orientei que cada aluno pegasse os seus rolinhos e suas tampinhas, , pois iriamos dar inicio a montagem do brinquedo. Retomamos as etapas do gênero instrucional e perguntei como faríamos. Os alunos foram explicando e eu fui fazendo o registro na lousa.

Em seguida iniciamos a montagem do trenzinho.

Como usamos cola quente, os alunos foram me auxiliando fazendo a entrega dos materiais.Observei que a cada brinquedo montado , os alunos ficavam encantados.

Quando terminamos de montar todos os trenzinhos os alunos foram brincar.

Nessa aula observei que eles aprenderam de forma prazerosa. Além de aprender um novo gênero textual descobriram que reciclando podem criar vários brinquedos.