Água gota de vida.
Justificativa:
É de responsabilidade de todos fazerem sua parte quanto ao uso sustentável da água. A escola, em acordo com seu papel problematizado, busca incitar na criança/aluno responsabilidade e sensibilidade com o meio ambiente, para que se tornem indivíduos não passivos diante dos problemas sociais, ambientais e políticos, sendo o uso sustentável da água uma destas responsabilidades e a falta de água potável um destes problemas.
Objetivos:
- Identificar os muitos diferentes usos da água no nosso cotidiano;
- Conscientizar quanto ao uso sustentável e inteligente da água e outros recursos naturais finitos.
- Perceber o papel do ser humano nas soluções e problemas relacionados a água;
- Desenvolver a imaginação, a capacidade de abstração e interpretação;
- Trabalhar a linguagem oral e escrita, e o trabalho em equipe.
Metodologia:
-Explanar o conteúdo “Água”;
-Conversar com os alunos sobre a importância da água para nosso organismo e o meio em que vivemos;
-Ouvir a música “PLANETA ÁGUA- HORA DO BLEC”- Disponível no YouTube;
-Escrever no caderno um pequeno texto sobre a importância da água;
-Atividade: No seu dia-a-dia para que você usa a água? Desenhe em seu caderno 3 situações onde utilizamos a água;
-Em grupos de 4 alunos criar cartazes com desenhos sobre a importância e cuidados que devemos ter com a água;
-Criar uma frase sobre o tema e escrever no cartaz;
-Ler a história- A gotinha Viajante de Elisângela Terra.